Saiba onde procurar atendimento médico em caso de sintomas da Covid-19

A sobrecarga de atendimentos afeta hospitais e pronto atendimentos de Porto Alegre, que estão atuando com restrições. Em decorrência dessa pressão, a Secretaria Municipal da Saúde orienta para que o atendimento primário seja realizado em postos de saúde.

A busca por atendimento médico está intensa nos últimos dias em Porto Alegre. Postos de Saúde também já estão com filas, mas, conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o Pronto Atendimento da Bom Jesus e do Cruzeiro do Sul, continuam sendo os melhores locais para buscar atendimento primário, quando possíveis sintomas da Covid-19 ainda forem considerados leves.

“A gente orienta na situação que a gente está atualmente é que esses pacientes procurem a sua unidade de saúde referência. Eles vão ser atendidos por um profissional, vão ser notificados e vai ser providenciado a coleta do exame”, explicou o Coordenador Municipal de Urgências SMS, Diego Fraga.

São considerados sintomas leves aqueles que não causam grandes comprometimentos ao corpo, como: tosse, febre, resfriado, dor de garganta, de cabeça e no corpo. Já a dor no peito, febre ininterrupta, sensação de sufocamento e dificuldade para respirar são indícios mais graves.

“Pode ser na sua unidade de saúde, mas de preferência nos Pronto Atendimentos que tem condição de avaliar a situação de uma forma mais urgente”, disse Fraga.

Após passar pelo atendimento, o corpo médico irá avaliar se o paciente precisará de internação hospitalar. A estratégia da Secretaria é fazer com que os hospitais se reorganizem dentro da sua própria estrutura para que não faltem leitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *