Semana Nacional de Trânsito: atividades movimentam a capital

Estamos na Semana Nacional de Trânsito, que iniciou no último sábado (18). Em Porto Alegre, diversas ações estão sendo realizadas com o tema “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”. Os motociclistas são um dos focos da EPTC. Segundos dados da entidade, eles representam metade das vítimas fatais em acidentes de trânsito.

De janeiro a agosto, os acidentes envolvendo motos representaram 30% das ocorrências. Além disso, os motociclistas são 54% dos feridos e 52% das vítimas fatais. Assim, uma das ações da EPTC foi uma blitz educativa, onde os condutores foram abordados e orientados sobre normas de segurança. O diretor da entidade destaca a importância desta mobilização.

“Vamos realizar ações como essa da Blitz Educativa, de orientações para os condutores de motocicletas, para os motoristas de veículos, vamos promover uma live sobre o tema de segurança no trânsito, enfim, uma série de ações durante essa semana, justamente para chamar a atenção da sociedade na necessidade de cuidados no trânsito”, explicou o diretor da EPTC, Paulo Ramires.

Na última sexta-feira (17), o governo federal assinou uma resolução que aprova o novo plano nacional de redução de mortes e lesões no trânsito. A iniciativa prevê a diminuição pela metade da mortalidade nas vias em um período de 10 anos. Para isso, é necessário o engajamento de toda a sociedade.

“Eu acho que teria que ter um incentivo para a gente desenvolver uma cultura de mais responsabilidade no trânsito”, relatou a designer paula moreira. “A gente nota que acontece muito excesso de velocidade, imprudência, bebida no trânsito, muita coisa o pessoal não respeita como faixa de segurança, sinaleira fechada, entre outros”, completou o funcionário público, Márcio ventura.

A programação da Semana Nacional do Trânsito ainda prevê diversas atividades para os próximos dias e pode ser conferida no site da prefeitura de Porto Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *