Um traficante procurado pela Interpol foi preso em Alvorada

Agentes da Delegacia de Capturas do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam, na manhã desta quarta-feira (21), um foragido procurado pela Interpol (a polícia internacional) em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra Toni Ibarra Silveira, 36 anos, acusado de tráfico de drogas e associação ao tráfico, no bairro Stella Maris. De acordo com o delegado Arthur Raldi, em meados de setembro de 2017, após fuga de uma abordagem policial na cidade de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, foram apreendidos 240 quilos de maconha que estavam com o criminoso.

“Um veículo passou pelo posto da Polícia Rodoviária Federal de Santana do Livramento e, ao receber ordem de parada, fugiu em disparada. Após perseguição, inclusive com a utilização de um dispositivo conhecido como cama de faquir, com o objetivo de furar os pneus do carro utilizado pelo suspeito, ele ainda conseguiu percorrer cerca de um quilômetro pela BR-158. Após parar no trevo de Quaraí, ele abandonou o veículo na rodovia e fugiu pelo matagal”, relatou Raldi.

Após investigações, em meados de fevereiro deste ano foi expedido, pela Comarca de Santana do Livramento, mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito. Como existia a possibilidade de ele estar se escondendo em países vizinhos, como Uruguai e Argentina, mantendo suas atividades criminosas, foi emitida uma difusão vermelha pela Interpol, figurando o suspeito na lista de procurados.

O delegado Raldi ainda ressaltou que, desde o início do ano, quando apuraram a possibilidade do suspeito retornar ao Brasil, os policiais civis estavam no seu encalço. “Nove meses após o início das buscas, foi possível localizar o seu esconderijo e efetuar a sua prisão”, concluiu o delegado.

O delegado Sander Cajal, diretor da Divisão de Investigações do Deic, ressaltou que, além dessa prisão, a delegacia especializada já havia efetuado outras duas prisões em solo brasileiro de alvos que também se encontravam na lista de procurados pela Interpol com difusão vermelha.

Interpol

A Interpol é uma organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países. Foi criada em Viena, na Áustria, no ano de 1923, pelo chefe da polícia vienense Johannes Schobe. O órgão conta com a participação de 190 países membros. A sua sede é em Lyon, na França

O escritório da Interpol no Brasil localiza-se no complexo da Polícia Federal em Brasília, com representações estaduais em todas as Superintendências Regionais da PF.  Sua função é promover a cooperação com organizações policiais de outros países.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *