Uma nova frente fria se organiza sobre o Sul do Brasil neste feriadão

Uma nova frente fria se organiza sobre o Sul do Brasil, neste feriado de 12 de outubro. A pressão atmosférica cai muito sobre o Paraguai e o Sul do País e por isso, nuvens muito carregadas voltam a se formar sobre a região.

O Dia das Crianças será marcado com tempo muito instável no Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva desce cedo na maior parte do Estado, inclusive em Porto Alegre, e o alerta é para temporais.

Em Santa Catarina e no Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens com chuva a qualquer hora dia que pode cair de moderada a forte intensidade de forma isolada com raios e rajadas de vento.

Vale lembrar que há risco de chuva forte em todas as áreas do Sul do Brasil. As chuvas mais intensas ocorrem a tarde e a noite. Pode ventar forte em todos os Estados com rajadas mais intensas que podem variar de 70 a 90km/h. Em algumas áreas gaúchas as rajadas de vento podem se aproximar de 100km/h.

Ressaca
Nesta sexta-feira (12), o alerta é para mar agitado com ressaca para todo o litoral da Região Sul do Brasil. De acordo com dados da Marinha, a altura das ondas podem chegar a dois metros e meio na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Fim de semana

Durante o sábado, a frente fria se afasta, mas ainda deixa muitas áreas de instabilidade espalhadas sobre o Sul do País com condições para chuva em boa parte da Região.

A chuva dá uma trégua no centro-sul gaúcho e a temperatura cai nestas áreas. O sol aparece entre nuvens e não há expectativa de chuva na região de Uruguaiana.

No norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, ainda há condições de chuva forte. No litoral gaúcho e em Porto Alegre, pode chove a qualquer hora do dia com moderada intensidade.

Os ventos sopram moderados e persistentes na costa da Região Sul. O mar continua agitado com possibilidade de ressaca nas praias.

No domingo, essas áreas de instabilidade ainda atuam sobre parte da Região. O dia ainda pode amanhecer frio em algumas localidades.

A nebulosidade diminui mais sobre o Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. O sol aparece aos poucos com mais força, principalmente no sul e oeste gaúcho. Ainda há previsão de chuva fraca a moderada nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No Vale do Itajaí, em Curitiba e no litoral do Paraná, o tempo segue fechado com chuva persistente que em alguns momentos do dia pode cair com moderada a forte intensidade. Pelo interior do Paraná ainda pode chover com forte intensidade, principalmente a tarde e a noite. No litoral catarinense, a chuva cai de forma fraca a moderada à tarde e também a noite.

País

As condições do tempo preocupam em alguns Estados, com o risco de chuva forte, e também em parte do litoral brasileiro, por causa do mar muito agitado.

Na maior parte do Brasil, o feriado prolongado de 12 de outubro terá várias horas com sol forte e calor, apesar da previsão de algumas pancadas de chuva. Mas a passagem de uma frente fria vai deixar o tempo mais instável em alguns Estados, com chuva e queda da temperatura.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *