Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida em supermercados no interior do Rio Grande do Sul

Dois estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e autuados durante uma operação da Força-Tarefa Segurança Alimentar no município de Nonoai, na Região Norte do Rio Grande do Sul, na quarta-feira (05). No total, foi recolhida uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo.

Os estabelecimentos fiscalizados foram o Supermercado Peretto e o Supermercado Bertuol. Este último teve o depósito interditado porque foram flagradas fezes de roedores no local de produção de pães, de acordo com o Ministério Público. Nos dois estabelecimentos, também foram identificados problemas como produtos fora da validade, mal armazenados, fora da temperatura ideal e de comercialização proibida.

Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de Nonoai Michele Taís Dumke Kufner, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Nonoai, da Vigilância Sanitária Estadual, da Secretaria Estadual de Agricultura e do Procon.

Serra Gaúcha

Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar vistoriaram três estabelecimentos comerciais no município de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, na semana passada. Mais de uma tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida durante a operação, de acordo com informações do Ministério Público.

A maior quantidade de irregularidades foi encontrada no mercado São Chico, cujo dono foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. Além da péssima higiene e de problemas relacionados aos alimentos comercializados, no local foram encontrados cigarros falsificados, bebidas vencidas em promoção e alimentos com datas de fabricação e validade apagadas propositalmente. O mercado também foi notificado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente por utilizar um tanque com diesel no local.

Os demais estabelecimentos vistoriados – os mercados Cambalacho e Beltrame e Klein – foram autuados por problemas como produtos sem procedência e inspeção e em mau estado de conservação, alimentos fora da temperatura adequada e com embalagens danificadas, produtos vencidos e falta de higiene. Também estavam sendo comercializados medicamentos sem autorização.

Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor de Justiça Bruno Pereira e representantes das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, da Secretaria Estadual da Agricultura e do Procon do Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Atualidades Pampa

Presa quadrilha responsável por desvios milionários na área da saúde em Canoas
Pela primeira vez, um casamento coletivo foi realizado em um presídio gaúcho
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play