Vela é alternativa de esporte para os amantes da água

No verão, a prática é ainda mais prazerosa. A água e o vento do rio refrescam os velejadores. Mas no inverno, o esporte continua sendo praticado. (Foto: Divulgação)

Aliar a prática de atividade física com a paixão pela água é o que propõe a Vela. O esporte é uma boa alternativa para os que buscam benefícios físicos e mentais. Em Porto Alegre, uma escola da Zona Sul oferece aulas para todas as idades a partir dos cinco anos.

O Pedro tem apenas 8 anos, mas já conduz o barco a vela sozinho. O pequeno faz aulas há três anos em uma escola de vela em Porto Alegre. Ele garante que é possível aprender o esporte, mesmo que no início seja um pouco mais difícil. “No início não é tão fácil, mas daí tu vai aprendendo”, disse Pedro Crespo. O menino não pretende parar de velejar. Essa também é a história de Lucas, hoje treinador de Vela. Ele começou um pouco mais velho que Pedro e não largou mais o esporte.

“Eu vim meio por acaso para uma aula experimental e acabei me apaixonando. Comecei a velejar com 10 anos e isso foi se tornando parte da minha vida. A partir daí, comecei a competir e foi o que trouxe a minha profissão, iniciei a minha faculdade de Educação Física por causa da Vela. Hoje, isso faz parte da minha vida, tanto profissional como parte de lazer”, destacou o treinador de Vela, Lucas Mazim.

São vários os benefícios de colocar o barco na água e guiá-lo usando o vento. Além de ganhos na saúde física, a saúde mental também é beneficiada. “A Vela é um esporte que traz muita autonomia. Os atletas começam a velejar desde muito cedo tomando as suas próprias decisões, tendo um grande amadurecimento por ser um contato com a natureza em um ambiente que não é o que nós estamos acostumados, é um ambiente náutico, ambiente da água. É um momento que eles se libertam de vários problemas, devido esse contato íntimo com a natureza e com si próprio. Muitas vezes acabam velejando sozinhos lá no meio do rio, então é um momento próprio. E a parte física também, pois tu está fazendo um exercício, uma atividade ao ar livre é muito bacana”, comentou Mazim.

A idade não é um impeditivo para a prática do esporte. Na Vela, inclusive, quanto mais experiente for o velejador, melhor ele irá conduzir o barco. É possível começar a velejar a partir dos cinco anos. “É o esporte mais completo que tem, isso é o que eu digo para as crianças. Tu tem que testar a paciência também, às vezes tem vento, tu tem que ter estratégia para velejar, tem que ter um bom condicionamento físico”, explicou a diretora da Escola de Vela Barra Limpa, Sabrina Crespo.

No verão, a prática é ainda mais prazerosa. A água e o vento do rio refrescam os velejadores. Mas no inverno, o esporte continua sendo praticado. “Qualquer estação, eles vão para a água com chuva, claro que nada imprudente com muito vento, principalmente as crianças. Em alguns casos são feitas atividades em terra”, finalizou Sabrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *