Quinta-feira, 31 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de julho de 2025
A tradicional tainha assada será, mais uma vez, um dos principais destaques da 23ª Festa do Pescador de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura e em parceria com a Associação de Pescadores de Arroio do Sal, divulgou os valores do prato típico que representa as tradições e a culinária pesqueira local: R$ 85, com acompanhamento de aipim cozido e salada. Entre 30 de julho e 3 de agosto, os peixes serão preparados e servidos no Galpão da Tainha Assada, conhecido como Galpão do CTG.
Com o retorno da festa para o Parque Municipal de Eventos, a associação conta com uma infraestrutura aprimorada para o preparo dos alimentos e recepção dos visitantes. Além da tainha, serão comercializados outros pratos com frutos do mar e bebidas variadas, todos oferecidos pelos membros da associação local.
“Precisamos valorizar a experiência que é saborear este prato típico na nossa principal festa. Esse espaço conta com uma estrutura adequada, com cozinha equipada e um amplo salão coberto, pensado para garantir a qualidade da tainha desde o preparo até o consumo”, afirma o prefeito Luciano Pinto.
Neste sábado (26), os membros da Associação de Pescadores iniciam a montagem da estrutura no Parque Municipal de Eventos, preparando o espaço para a Festa do Pescador. A organização do espaço e a comercialização da tainha assada contam ainda com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. Além da gastronomia, a Festa do Pescador “Valoriza RS” terá shows, ações, feiras e seminários gratuitos.