Quinta-feira, 04 de setembro de 2025

2º Encontro Cerealista Gaúcho debate estratégias de desenvolvimento na Expointer

A Casa da Rede Pampa na Expointer sediou, na tarde desta terça-feira (2), o 2º Encontro Cerealista Gaúcho. Promovido pela Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), o evento foi dedicado a debates estratégicos para impulsionar o desenvolvimento do setor, promovendo a conexão entre as lideranças cerealistas no país, além de discutir soluções para o fortalecimento da produção de grãos.

Os seis painéis realizados reuniram dezenas de especialistas de diferentes áreas, que abordaram o uso de novas tecnologias, políticas de crédito, impactos da reforma tributária no setor cerealista, além de temas ligados à logística e armazenamento.

Também foi apresentado o Projeto de Lei 260/2025, criado para instituir no Rio Grande do Sul o AgroSeguro – Fundo de Estabilização, Resiliência e Subvenção ao Seguro Agrícola. A proposta surge a partir de uma demanda antiga do setor cerealista, que aponta a falta de um seguro agrícola eficiente e acessível para proteger produtores diante de perdas e instabilidades.

Sobre a implementação de novas tecnologias no campo, foi discutido o impacto que as soluções genéticas podem trazer para a produtividade e a competitividade no agro gaúcho. No painel referente ao crédito, o foco foi a inovação financeira e os instrumentos que se encontram acessíveis para o desenvolvimento do segmento.

Para falar sobre a transição da Reforma Tributária para as empresas cerealistas, o encontro trouxe tributaristas para destacar os principais pontos da reforma e as mudanças e adaptações que deverão repercutir no setor. Já o debate sobre armazenagem e logística trouxe à tona os gargalos e as soluções para que se obtenha uma operação mais eficiente no armazenamento de grãos no Sul do país.

“A Expointer nos oferece a chance de pautar nossas demandas e ações, comemorando o que temos de bem feito, mas também demonstrando, por meio dos debates do seminário, que precisamos de medidas efetivas para recuperação da capacidade de pagamentos de produtores, empresários e cooperativas do setor”, destaca o presidente da Acebra, Jerônimo Goergen.

Ao final do encontro, foi feita a entrega do Prêmio Ceres, uma homenagem da Acebra e Acergs em reconhecimento aos grandes nomes que contribuíram para a história e consolidação do setor cerealista no Rio Grande do Sul. Os homenageados foram: Eduardo Loghman; Erni Orlando Roos (in memorian); Erasmo Battistella; Grupo Uggeri; e Fernando Postal. 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

SENGE-RS promove debate sobre agricultura e mudanças climáticas durante Expointer
FEDERASUL premia inovação, mulheres e jovens
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play