Terça-feira, 13 de janeiro de 2026

49ª Expointer anuncia nova composição da Comissão Executiva

Expointer 2026 será realizada de 29 de agosto a 6 de setembro de 2026.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13) a portaria que atualiza a composição da Comissão Executiva da 49ª Expointer. A feira ocorrerá no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro de 2026.

O documento oficializa a substituição de integrantes em relação à Comissão Executiva da edição de 2025, adequando a nominata responsável pela organização e coordenação do evento em 2026.

Joel Maraschin permanece como gerente executivo da feira. Segundo ele, os trabalhos preparatórios já estão em andamento, incluindo a tramitação de regulamentos, processos licitatórios e demais ações necessárias à estruturação do evento.

“Como iniciativa inédita, o secretário Edivilson Brum articula o primeiro pré-lançamento internacional da Expointer, previsto para fevereiro, em evento do Agro em Punta, em Punta del Este, no Uruguai. A feira pretende reunir os principais players de inovação do agronegócio do Mercosul e reforça o posicionamento da Expointer como uma das maiores e mais relevantes feiras do setor na América Latina”, afirma Maraschin.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, destaca que o planejamento antecipado da Expointer é fundamental para garantir organização, qualidade técnica e fortalecimento da feira como um dos principais eventos do agronegócio do país. “Esse trabalho permite estruturar ações estratégicas, inclusive de divulgação em outros países e mercados, ampliando a visibilidade da Expointer. Levar a feira para além das fronteiras do Rio Grande do Sul contribui para atrair novos expositores, investidores e oportunidades, impulsionando o crescimento e a relevância internacional do evento”, enfatiza.

Promotores

O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Seapi, com copromoção da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Prefeitura de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

A Portaria nº 99/2025 e no processo administrativo nº 22/1502-0000043-0, atualiza a nominata da Comissão Executiva da EXPOINTER 2026 com os seguintes membros:

  • Gerente Executivo: Joel Ernesto Lopes Maraschin – SEAPI
  • Secretária Executiva: Renata Peixoto dos Santos – SEAPI
  • Coordenador-Geral: Nilton Flores da Silva Neto – SEAPI

Coordenação Administrativa

  • Coordenador: Eder Antônio de Azeredo – SPEEAB
  • Membro da Coordenação: Sandro Roberto Schlindwein

Coordenação de Infraestrutura

  • Coordenador: Carlos Eduardo Santana – SPEEAB
  • Membro da Coordenação: Milton Evandro Nunes – FARSUL

Coordenação de Defesa Sanitária Animal

  • Coordenador: Fernando Henrique Sauter Groff – SEAPI
  • Membro da Coordenação: Paulo André Coelho de Souza
  • Membro da Coordenação: Pablo Santini Charão

Coordenação de Comunicação

  • Coordenadora: Cassiane Osório – SEAPI
  • Membro da Coordenação: Juliana Klaus – SECOM
  • Membro da Coordenação: Natacha Ledesma Gastal – SECOM
  • Membro da Coordenação: Danrley Nogueira Passos – SECOM
  • Membro da Coordenação: Marcelo Kerval

Coordenação de Eventos

  • Coordenador: Wesley Rodrigo Souto Barbosa – SEAPI
  • Membro da Coordenação: Alfredo Kafer – SPEEAB

Conselho Consultivo

  • Titular: Luciana Ghiggi – Gabinete do Governador Suplente: Leonardo Holzmann Neves
  • Titular: Edivilson Meurer Brum – SEAPI Suplente: Márcio de Andrade Madalena
  • Titular: Elizabeth Obino Cirne-Lima – SPEEAB
  • Titular: Vilson Covatti – SDR Suplente: Flávio José Smaniotto
  • Titular: Felipe Costela – Município de Esteio Suplente: Daniel Jair Grassmann
  • Titular: Domingos Velho Lopes – FARSUL Suplente: Francisco Lineu Schardong
  • Titular: Carlos Joel Silva – FETAG Suplente: Eugênio Zanette
  • Titular: Marcos Tang – FEBRAC Suplentes: José Arthur Martins e Claudio de Sottomaior Filho
  • Titular: Cláudio Bier – SIMERS Suplentes: Ana Paula Werlang e Luiz Alfredo de Medeiros
  • Titular: Darci Hartmann – OCERGS Suplente: Tarcísio José Minetto
  • Titular: Cesar Augusto Rabassa Hax – ABCCC Suplente: Vagner Motta Studzinski

Por Gisele Flores – Gisele@pampa.com.br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Do Pix às moedas digitais: o que o brasileiro está aprendendo sobre dinheiro
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play