Sábado, 22 de junho de 2024

6 em cada 10 pessoas com dengue no mundo são brasileiras

A cada 10 pessoas que tiveram dengue no mundo, seis são brasileiras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, foram registrados 5 milhões de casos da doença no mundo e, desse total, 2,9 milhões ocorreram no Brasil.

Divulgado pela OMS, o relatório aponta que, globalmente, 5 mil pessoas morreram por causa da dengue em 2023. No Brasil, até agosto, o Ministério da Saúde reportou 920 mortes em consequência da doença.

O documento da OMS alerta que a dengue está se tornando mais intensa onde já era endêmica, como é o caso do Brasil, e está se espalhando para países onde historicamente a doença não circulava.

Entre as razões para o aumento de casos, está o aquecimento global, que permite que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, sobreviva em novos ambientes. França, Itália e Espanha são exemplos de países que não conheciam a doença e agora já registraram infecções locais.

Do total de casos no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total, foram de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O País é o segundo da América do Sul com o maior número de casos.

Vacina

Na última quinta-feira (21), o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Batizada como Qdenga, a vacina será destinada a públicos e regiões prioritárias, a serem definidas pela área técnica da pasta.

Apesar de já haver uma vacina contra a dengue aprovada para uso no país, a Qdenga será a primeira oferecida no sistema público.

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Com escassez de habilitados para a aviação comercial no mundo, demanda internacional atrai pilotos brasileiros
Risco de gripe aviária faz o Ministério da Agricultura restringir eventos com concentração de aves
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play