Quinta-feira, 07 de agosto de 2025

A alternativa ao ovo com propriedades anti-inflamatórias, vitamina B e ômega-3

As proteínas são nutrientes fundamentais na alimentação diária. Graças a elas, o corpo é capaz de produzir e recuperar células, tornando-as essenciais para o crescimento e desenvolvimento da população. A carne é um dos alimentos mais representativos de proteínas, mas há outro alimento que tem valor proteico mais alto: a spirulina.

Trata-se de um tipo de microalga caracterizada pela cor verde azulada que dá um toque especial a qualquer preparação. Também é considerada uma alternativa aos ovos devido às suas propriedades nutricionais e emulsificantes.

Embora não seja um substituto direto para todas as receitas, especialmente quando se trata deste produto, ainda é uma excelente fonte de proteína que funciona muito bem em dietas para fortalecer o sistema imunológico.

Segundo a Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, esta cianobactéria fornece vitaminas, minerais e antioxidantes , especialmente em dietas veganas, o que reduz o risco de doenças crônicas.

A organização também observa que as algas verde-azuladas são conhecidas por muitos por sua eficácia na perda de peso, combate à fadiga, melhora da saúde ocular e fornecimento de baixa ingestão de calorias.

“A espirulina fresca mantém melhor suas propriedades e não tem as notas tostadas que lhe conferem um sabor terroso, ao contrário das versões em pó ou em comprimidos”, afirma Helena Martín, pesquisadora do CETT-UB na Espanha.

Outra forma comum de ingerir essa cianobactéria é espalhando-a na superfície de outros produtos ou incorporando-a em substâncias como iogurte, pois tem sabor totalmente neutro.

Segundo o acadêmico, as microalgas não são apenas um suplemento; elas podem ser usadas para aumentar a ingestão nutricional, e é por isso que também são frequentemente misturadas com óleo para fazer uma espécie de maionese verde.

Quanto à quantidade recomendada, Martín indica que são necessários apenas de três a seis gramas por dia, mas se se torna um elemento recorrente na dieta, o corpo elimina o que não precisa.

“Ao secar a espirulina em baixas temperaturas e transformá-la em um macarrão fino, essa substância benéfica não se deteriora”, acrescenta a pesquisadora, referindo-se ao fato de que esses fios são perfeitos para complementar saladas ou sopas.

Embora as microalgas sejam geralmente seguras, é sempre melhor consultar um profissional de saúde sobre como consumi-las, especialmente se você estiver grávida ou amamentando.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Cinzas de Preta Gil serão transformadas em diamante e espalhadas por amigos em casa e na Bahia
Cromoterapia em casa: o poder das cores no seu bem-estar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play