Domingo, 07 de dezembro de 2025

A pedido do governo, presidente do Senado adia análise dos vetos de Lula à flexibilização de regras do licenciamento ambiental

A pedido do governo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), adiou nesta quinta-feira (16) a análise dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que flexibiliza as regras para o licenciamento ambiental no Brasil.

Alcolumbre havia convocado uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado para apreciar os trechos vetados por Lula na proposta. Ele não informou quando o Congresso voltará a se reunir para analisar os vetos. O presidente do Senado apenas explicou que o adiamento atendeu a um pedido da liderança do governo Lula no Congresso.

O governo tenta evitar um enfraquecimento das regras do licenciamento ambiental às vésperas da 30ª COP30 (Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima), que acontecerá em novembro em Belém (PA).

A versão do projeto aprovada pelo Congresso é classificada por ambientalistas como “PL da Devastação”. Por isso, a intenção dos governistas é de, ao menos, atrasar a análise dos vetos.

Vetos de Lula

Em agosto, Lula vetou 63 pontos do texto aprovado pelo Congresso. Entre os vetos, estão trechos que simplificam a obtenção de licença por meio de autodeclaração dos empreendimentos de médio potencial poluidor, como uma barragem de rejeitos.

Também foram vetados dispositivos que enfraqueciam o regime especial de proteção da Mata Atlântica, impedindo corte de floresta nativa, e o processo de consulta às comunidades indígenas e quilombolas no processo de reconhecimento de terras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Estão abertas as inscrições para curso gratuito de atendimento ao turista em Viamão
Operação contra lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas termina com mais de 50 presos no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play