Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de maio de 2025
A leitura no Palácio do Planalto é de que Lula já perdeu a guerra da comunicação no escândalo do INSS. A oposição conseguiu estabelecer um discurso que torna o governo petista o principal responsável pela corrupção
na Previdência, ainda que o escândalo tenha começado durante a gestão de Jair Bolsonaro, segundo a Polícia Federal.
“Era uma pauta positiva de combate à corrupção, mas virou munição para oposição”, lamenta um conselheiro do governo.
Auxiliares de Lula avaliam que o governo vai sangrar por muito tempo em função das investigações da PF. Nesse caminho, petistas mais próximos ao presidente da República seguem procurando culpados pela situação na
máquina.
Chefe da CGU, Vinicius de Carvalho frita em fogo alto no Planalto. “É o último que sobrou para culpar no escândalo do INSS”, diz um auxiliar de Lula.
Escândalo INSS
Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos em seus contracheques já podem começar a solicitar o ressarcimento a partir da próxima quarta-feira (14). O processo será feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, conforme anunciou o presidente da autarquia, Gilberto Waller Júnior, durante coletiva de imprensa.
Beneficiários serão informados a partir de 13/5
A partir da próxima terça-feira (13), os beneficiários afetados por descontos não autorizados serão notificados diretamente pelo Meu INSS. A mensagem informará que eles têm direito ao reembolso dos valores descontados indevidamente. Este é um passo importante para corrigir as falhas nos descontos associativos.
Como solicitar o reembolso dos descontos
A partir do dia 14 de maio, os beneficiários que receberam os descontos indevidos devem acessar o Meu INSS para informar se autorizaram ou não os descontos. O procedimento será simples: o cidadão só precisará confirmar que o desconto não foi autorizado e solicitar o ressarcimento, sem a necessidade de enviar documentos ou preencher formulários adicionais.
Atenção aos golpes: INSS não enviará mensagens
O INSS reforçou que qualquer comunicação sobre o reembolso será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Golpes podem ocorrer, e o Instituto alertou que não enviará mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp. A única forma válida de comunicação será via notificação no aplicativo.
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, pediu atenção redobrada e destacou: “Não há páginas fora do aplicativo Meu INSS. Não assine nada, não abra links, e ninguém está autorizado a falar em nome do INSS”. As informações são da Revista Veja e portal Em Foco.