Sábado, 04 de outubro de 2025

A um ano das eleições de 2026, 20 milhões de brasileiros ainda não cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral

Pelo menos 20 milhões de brasileiros ainda não cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral. Falta um ano para as eleições de presidente, governadores, senadores e deputados estaduais, federais e distritais.

O Brasil tem hoje mais de 154 milhões de eleitores aptos a votar. Mas quase 20 milhões ainda não cadastraram as digitais na Justiça Eleitoral. Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas são os Estados com o menor percentual de eleitores com biometria.

O prazo para fazer o cadastramento biométrico, emissão de primeira via, transferência ou revisão do título de eleitor vai até o dia 6 de maio de 2026.

As urnas eletrônicas passam por um processo de verificação constante, e a biometria funciona como uma camada de proteção a mais. Quando o eleitor encosta a digital na urna eletrônica, o sistema faz a comparação automática com os dados cadastrados na Justiça Eleitoral e habilita o equipamento a registrar o voto.

Quem não tiver a biometria continua podendo votar. É só levar um documento de identificação com foto. Mesmo sem ser obrigatório, a Justiça reforça que o cadastro biométrico, além de segurança, agiliza o processo eleitoral.

Neste sábado (4), todos os cartórios eleitorais de Minas estarão abertos para estimular quem ainda não tem o cadastro biométrico e oferecer, também, outros serviços.

Em Santa Catarina, com 90% dos eleitores com as digitais cadastradas, o foco é a transferência de domicílio eleitoral.

No Paraná, o Francisco José Lopez Gonzalez, venezuelano naturalizado brasileiro, procurou o TRE para tirar o título:

“É importante a gente decidir e não deixar que os outros decidam por nós. Então, se eu tenho essa oportunidade com meu voto de decidir o que pode acontecer, contribuir”.

“O eleitor que puder, vem agora que ele vai ser atendido de forma muito mais confortável e mais célere, sem ter que enfrentar filas”, afirma Rodolfo Pacheco, secretário de gestão administrativa do Cartório Eleitoral de Contagem/MG.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realiza atendimentos no Shopping Praia de Belas. Os serviços estarão disponíveis exclusivamente aos finais de semana. Os atendimentos ocorrerão no terceiro piso do shopping, em frente à academia, das 13h às 20h.

Dias de atendimento

– 4 e 5 de outubro;
– 11 e 12 de outubro;
– 18 e 19 de outubro;
– 25 e 26 de outubro;
– 1º e 2 de novembro.

No local, serão oferecidos diversos serviços, como cadastro biométrico, emissão do primeiro título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão cadastral, regularização de pendências, emissão de certidões, quitação de multas, entre outros.

Documentos necessários para o atendimento

– Documento de identidade oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira profissional; a CNH é aceita apenas para revisões, não para emissão do primeiro título);

– Comprovante de residência;

– Comprovante de alistamento militar, para homens nascidos em 2006.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Violência em escolas segue em alta no Brasil e teve crescimento de 23% em 2024
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play