Domingo, 23 de agosto de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 23 de agosto de 2026
Entre esta segunda (24) e a sexta-feira (28), estão sendo ofertadas 3.452 vagas de emprego que aceitam ou são exclusivas para Pessoas com Deficiência no Rio Grande do Sul. O evento Ação PCD, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) acontece em alusão à XXXII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado.
O encontro envolverá atendimento preferencial para pessoas com deficiência, além de entrevistas para vagas de emprego, orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e programação especial de oficinas e palestras, na Casa do Trabalhador de Porto Alegre e nas agências FGTAS/Sine.
Na Casa do Trabalhador de Porto Alegre, o evento ocorrerá na quinta-feira (27), das 9h às 12h, e reunirá entrevistas de emprego. Empregadores interessados em cadastrar vagas de emprego no evento devem entrar em contato com a agência FGTAS/Sine do seu município. A relação de endereços da rede de atendimento da FGTAS está disponível no site: www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.
Já os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas deverão apresentar documento de identificação com CPF e foto no dia do evento. As oportunidades também estarão disponíveis no portal Emprega Brasil e no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Cidades participantes da Ação PCD
Alegrete, Arroio Grande, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Capão da Canoa, Casa do Trabalhador de Porto Alegre, Caxias do Sul, Charqueadas, Dois Irmãos, Encruzilhada do Sul, Frederico Westphalen, Garibaldi, Guaíba, Iraí, Marau, Montenegro, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Quaraí, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Gabriel, São José do Norte, São Francisco de Paula, Santiago, São José do Norte, São Leopoldo, Seberi, Soledade, Terra de Areia, Teutônia, Torres, Tupanciretã, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Vera Cruz, Veranópolis e Viamão.
Vagas
Estão sendo oferecidas 3.452 vagas de emprego que aceitam ou são exclusivas para Pessoas com Deficiência no RS por meio das Agências FGTAS/Sine. Desse total, 95% são efetivas e 5%, temporárias. Ainda, 84% não exigem experiência e 37% não exigem escolaridade.
Por outro lado, 25% exigem Ensino Fundamental completo e 16%, Médio completo. No que tange ao setor econômico, 45% das vagas pertencem à indústria; 25%, aos serviços; 22%, ao comércio; 6%, à construção e 1%, à agropecuária. A remuneração de 59% das oportunidades de trabalho varia de 1 a 1,5 salários mínimos.
As ocupações com os maiores números de vagas abertas são:
– alimentador de linha de produção (699 vagas)
– auxiliar de logística (212)
– abatedor (169)
– trabalhador volante da agricultura (139)
– operador de caixa (120)
As maiores quantidades de vagas abertas nas agências FGTAS/Sine são:
– Garibaldi (271 vagas)
– Erechim (268)
– Nova Santa Rita (199)
– Novo Hamburgo (196)
– Candelária (182)