Domingo, 02 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de setembro de 2021
Pensando em levar saúde visual para crianças e adolescentes do Centro Social Pe. Pedro Leonardi, na Restinga Velha , extremo Sul de Porto Alegre, um grupo de voluntários realizou testes de visão, além de doar lentes e armações. A ação “Optometria Legal” atendeu 45 meninos e meninas, entre seis e 17 anos.
“Eu percebi a necessidade destas crianças e adolescentes de enxergarem a vida mais colorida. Encontramos, aqui, educandos com baixa qualidade visual que não conseguem interpretar cores, por exemplo”, afirma Lisiane Oliveira da Silveira, técnica em Optometria e idealizadora da ação.
Para o mutirão, ela reuniu colegas para as avaliações e empresas dispostas à doarem armações e lentes. A Optometria trabalha fora do globo ocular e foca no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, defeitos da visão. De acordo com Lisiane, resgatar a autoestima destes jovens é muito gratificante. “Após a avaliação, ouvir delas que o verde é verde e não mais um borrão, por exemplo, faz toda a diferença, ainda mais quando a gente sabe que para muitos ou é fazer um óculos ou ter comida na mesa”, conclui.
“Muitos dos nossos educandos acabam desistindo das atividades e do colégio porque têm dificuldade de aprendizagem, grande parte provocada por alguma deficiência na visão. Por isso, essa ação voluntária significa muito para nossas crianças e as famílias delas, já que é a chance delas voltarem a sonhar, ter esperança, de ler e, acima de tudo, ver o mundo com um olhar diferente”, avalia Claudionir Ceron, diretor do Centro Social Pe. Pedro Leonardi.
Os casos mais graves de baixa visão ou que necessitam de intervenção cirúrgica, como catarata, por exemplo, serão encaminhados pelo Centro Social para especialistas que também farão atendimentos gratuitos.
A Ação Optometria Legal deverá ganhar nova edição para atender adultos credenciados ao Restaurante Popular da instituição.