Terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 22 de dezembro de 2025
Em meio à polêmica com o novo comercial da Havainas, estrelado por Fernanda Torres, as ações da Alpargatas, controladora da marca, registraram perda de R$ 200 milhões na Bolsa de Valores. A queda acontece em meio ao boicote de políticos brasileiros conservadores, que reprovaram a propaganda por, supostamente, conter uma indireta à direita do País.
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa, todo mundo ama”, diz Fernanda no comercial.
Depois da divulgação do comercial, políticos de direita pediram um boicote à marca. Cassado por ultrapassar o limite de faltas na Câmara dos Deputados, o ex-parlamentar Eduardo Bolsonaro jogou um par de chinelos da marca no lixo para mostrar aos seguidores a indignação com a propaganda.
Pelas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro disse que vai começar o ano com o pé direito, mas não será de Havaianas.
“Eu achava que isso aqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé, só que eu me enganei”, disse Eduardo, antes de qualificar Fernanda Torres como alguém “declaradamente de esquerda”.
Já o deputado Nikolas Ferreira fez um trocadilho com o slogan da marca. “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”, escreveu o deputado federal.
Memes
Os memes surgiram rapidamente após o lançamento do comercial e se espalharam por plataformas como X (antigo Twitter), Instagram, Threads e Reddit. Usuários brincaram com a ideia de que, sem as Havaianas, a alternativa seria usar ferradura no pé, transformando o símbolo em uma versão “customizada” da sandália.
“Numa genial jogada de marketing para não perder os consumidores ‘patriotas’, a Havaianas está lançando um novo modelo de chinelo em formato de ferradura, que irá dar um conforto perfeito para as patas do rebanho de gado da família Bolsonaro”, diz uma das postagens.
Um exemplo clássico de meme mostra uma ferradura tradicional editada com as tiras brancas e coloridas da Havaianas, acompanhada de legendas como “A Havaianas lançou a nova coleção pós-boicote” ou “Bolsonaristas agora vão de ferradura com tiras”. Outra variação popular inclui imagens geradas por IA de ferraduras estilizadas como chinelos, com frases irônicas como “Se não quer pé direito, usa ferradura mesmo”.
“E se a Havaianas lançasse uma tornozeleira eletrônica só para o pé direito?”, diz outra publicação satírica. (Com informações do jornal O Globo)