Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Adolescente que matou uma criança e feriu outras duas em escola no Interior do RS passava por acompanhamento psicológico

Apreendido após matar uma criança e ferir outras duas com golpes de faca em escola na cidade de Estação (Norte gaúcho), um adolescente de 16 anos passava por acompanhamento psicológico desde 2024. Não possui, porém, antecedentes pro atos infracionais. A informação é do prefeito, habitantes do pequeno município e policiais da Brigada Militar (BM) que atenderem a ocorrência, na manhã dessa terça-feira (8).

O prefeito Geverson Zimermman declarou, em entrevista à imprensa: “Ele [autor do ataque] é de família conhecida e  estava em tratamento, mas nunca se imaginou que fosse tomar esse tipo de atitude. A gente tenta encontrar algo que motivasse isso, mas até agora nada. Talvez ele quisesse atingir o maior número de pessoas e causar maior comoção”.

A Polícia Civil investiga o caso. Até o momento, também não conseguiu levantar o que estaria por trás da ação do agressor, que continua apreendido de forma preventiva em outra cidade da região. Outra questão a ser esclarecida é se o protagonista do incidente agiu sozinho. A identidade do autor não pode ser revelada, por se tratar de um menor de 18 anos, conforme determina a legislação brasileira.

O velório do corpo do menino vitimado pelo ataque foi iniciado no fim da tarde e prossegue até a manhã desta quarta (9). Já o sepultamento está marcado para o meio da tarde no Cemitério da cidade de Getúlio Vargas.

Pedido de internação

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) pediu à Justiça a internação provisória do adolescente, por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativas de homicídio. Conforme o promotor Alexandre Vinícius Murussi, que ajuizou a representação, ressaltou:

“Trata-se de um incidente de alta gravidade e que exige atuação urgente para proteger a comunidade escolar, preservar a ordem pública e garantir o adequado andamento da investigação. A internação provisória é necessária diante da violência empregada, do risco à coletividade e da repercussão social do caso”.

Detalhes do incidente

Pelo que se sabia publicamente até o fim da noite dessa terça-feira, o adolescente chegou de bicicleta à Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, na área central da cidade. Com uma mochila às costas, acessou o prédio pela porta da frente, deixou um currículo na secretaria, foi ao banheiro e depois investiu, armado com faca, contra uma turma de 5ª série do Ensino Fundamental.

Alguma dificuldade em levar adiante o plano na sala de aula teria feito ele se dirigir a outra, da 3ª série. Ali ele desferiu os golpes que mataram um menino de 9 anos, feriram duas meninas de 8 e também uma professora de 34, que tentou intervir – o adolescente seria contido por outras pessoas, antes de sua apreensão pela BM.

Em pânico, alunos correram para fora do estabelecimento em direção à rua, muitos sem entenderem muito bem o que havia ocorrido. Muitos encontraram guarida em residências próximas da instituição.

Estação está agora com as aulas suspensas por tempo indeterminado na rede municipal. A prefeitura também disponibilizou um serviço de acolhimento em psicologia e assistência social para alunos, familiares, professores e funcionários da instituição de ensino, frequentada por aproximadamente 150 alunos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governador gaúcho determina “prioridade total” a investigação de incidente em escola
Justiça determina a internação provisória do adolescente que atacou crianças em escola no interior do RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play