Terça-feira, 22 de abril de 2025

Advogado Cristiano Zanin toma posse como novo ministro do Supremo

O advogado Cristiano Zanin toma posse, na tarde desta quinta-feira (3), como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele assume a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. A solenidade está marcada para as 16h.

Foram convidadas cerca de 350 pessoas, entre elas, amigos e familiares de Zanin, ministros do governo federal, parlamentares e autoridades do Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no evento.

A cerimônia será aberta pela presidente da Corte, Rosa Weber. Após a execução do Hino Nacional, Zanin será conduzido ao plenário pelos ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, integrantes mais novo e mais antigo do tribunal, respectivamente.

Em seguida, o novo ministro prestará o juramento de cumprir a Constituição e assinará o termo de posse. Após o encerramento da sessão, Zanin receberá os cumprimentos dos convidados em outro salão do tribunal.

À noite, um coquetel será promovido por associações de magistrados em um salão de festas. Os convites foram vendidos por cerca de R$ 500.

Perfil

Zanin foi indicado ao STF por Lula e teve o seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e pelo plenário da Casa. Ele atuou como advogado do petista nos processos da Operação Lava-Jato.

O novo ministro, de 47 anos, nasceu em Piracicaba (SP). Ele é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Casado com a advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, o novo ministro tem três filhos. Ele poderá permanecer na Corte por 27 anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Prefeitura de Porto Alegre pede reconsideração da decisão liminar que suspendeu as obras no Parque Harmonia
Em Portugal, papa se reúne com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play