Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

Aécio Neves visita o Rio Grande do Sul para reanimar lideranças do PSDB e reafirmar posicionamento do partido

O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), deputado federal Aécio Neves, esteve em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (5). A vinda ao território gaúcho ocorreu em virtude de um encontro marcado com as lideranças tucanas do estado, o qual teve como objetivo discorrer sobre o futuro do partido e os caminhos a serem traçados diante das eleições de 2026. O evento foi realizado no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na Região Central da capital. 

Além da presença do representante nacional da sigla, a cerimônia também contou com o comparecimento de importantes figuras políticas gaúchas. O vereador de Porto Alegre, Moisés Barboza, também reconhecido como presidente estadual do PSDB, foi o condutor da reunião. Junto a ele, estavam o deputado federal Daniel Trzeciak, o atual prefeito de Guaíba Marcelo Maranata, e a vereadora de Viamão Michele Galvão, todos filiados ao partido tucano. Outras autoridades, como vereadores e prefeitos, compuseram o restante da plateia.

Segundo Moisés Barboza, o encontro teve o foco de fortalecer a nominata do PSDB para as próximas disputas eleitorais. Em seu discurso, informou a criação de uma ampla corrente de candidatos, que irão representar o partido nas eleições deste ano. Barboza ressaltou, ainda, que o trabalho coletivo será fundamental para aumentar a representatividade tucana no Congresso Nacional, com a meta de conquistar uma segunda cadeira federal pelo estado. 

A estratégia, conforme explicou, envolve tanto a construção de bases locais para 2028, quanto a soma de esforços já a partir de 2026, buscando estruturar candidaturas competitivas e fortalecer o PSDB no solo gaúcho. Para ele, a mobilização dessas lideranças, aliada ao apoio da direção nacional comandada por Aécio Neves, sinaliza um novo momento de reestruturação e protagonismo da organização no cenário político gaúcho.

“Nós estamos reunindo um pelotão de elite em 2026, que tem visão dos seus municípios, das lideranças regionais, mas que, sem sombra de dúvida, vão no somatório, como eu expliquei, da coletividade, buscar a nossa segunda cadeira […] essa é a nossa meta e o nosso trabalho, designado pelo presidente nacional, Aécio Neves”, declarou Moisés. 

Tucanos vivem fase de reconstrução no cenário político

Na avaliação de Aécio Neves, o PSDB vive um processo de reconstrução em nível nacional, movimento que também se reflete no Rio Grande do Sul. O deputado reconheceu que o partido sofreu perdas importantes no estado, mas destacou que novas adesões vêm ocorrendo, justamente, por conta da defesa de um projeto político mais consistente. “O Brasil está inundado de partidos pragmáticos que vivem a lógica de aumentar o fundo partidário […] para depois apoiar qualquer governo, seja de esquerda, de centro ou de direita. O PSDB optou pelo caminho mais difícil, de construir um projeto para o Brasil”, afirmou.

Dentro desse contexto, Aécio ressaltou a pré-candidatura do prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, ao governo do Rio Grande do Sul, como peça central para o reestabelecimento do partido no estado. De acordo com ele, Maranata reúne atributos que o credenciam à disputa estadual. “Temos uma pré-candidatura colocada do prefeito Maranata, que tem muita determinação e uma administração muito bem avaliada no seu município, e vai mostrar isso para o estado do Rio Grande”, declarou, acrescentando que o PSDB “volta forte porque o Brasil precisa do PSDB”.

O pré-candidato ao governo do Estado e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, informou, ao longo do evento, que o PSDB tem apostado no diálogo com suas bases como ponto de partida para a construção de um novo projeto para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, o partido iniciou uma série de caravanas pelo litoral e pretende percorrer as 28 regiões do estado, ouvindo filiados e lideranças locais para elaborar um diagnóstico consistente. 

“O mais importante antes de a gente começar a falar dos problemas de cada região é conseguir ter um diagnóstico bem preciso e ouvir as nossas bases do partido, para justamente apresentar para o Estado uma proposta que o PSDB sempre defendeu na sua história: responsabilidade fiscal”, destacou. 

Maranata também citou desafios como o déficit orçamentário, as dificuldades na área da saúde, o endividamento da agricultura e a necessidade de impulsionar o desenvolvimento econômico. Conforme seu entendimento, sua própria experiência à frente da Prefeitura de Guaíba e de entidades municipalistas reforça a defesa de um governo focado em comunicação mútua, prevenção a crises como as enchentes e na missão de “manter os jovens no Rio Grande do Sul e parar de perder nossos talentos para outros estados”.

Agora, o próximo passo é priorizar as agendas regionais e reuniões promovidas pelo partido em diferentes estados, como forma de reconectar o PSDB às suas bases históricas e dialogar com novas lideranças. “Isso só acontece falando com as pessoas”, pontuou Aécio, ao destacar que o partido tem se reencontrado com quadros antigos e atraído novos filiados. 

Segundo o deputado federal, após o encerramento da janela partidária, a organização pretende realizar um grande encontro nacional em Brasília, reunindo os novos integrantes e alinhando o discurso para as eleições, respeitando as pautas regionais, mas mantendo uma identidade nacional mais ampla e clara.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Sistema Ocergs apresenta resultados e demandas do cooperativismo ao governador Eduardo Leite
Orla Viva encerra programação de verão com pré-Carnaval e atividades gratuitas no Litoral Norte
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play