Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de outubro de 2025
No dia 23 deste mês, a Aeromot, empresa de tecnologia aeronáutica e estratégica de defesa, lançará a pedra fundamental do AeroCITI – Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A data foi escolhida em alusão ao Dia do Aviador e ao primeiro voo do 14-Bis, em 1906. O lançamento marca o plano de expansão da companhia, que prevê, com a iniciativa, a criação de um ecossistema voltado à pesquisa e desenvolvimento, à capacitação profissional, à mobilidade aérea e à indústria aeronáutica.
O evento terá a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes de universidades, entidades empresariais e executivos do setor aeronáutico. Durante a cerimônia, serão anunciados novos acordos relacionados a projetos que já estão em desenvolvimento entre a Aeromot e seus parceiros estratégicos, consolidando o AeroCITI como um centro de inovação e cooperação tecnológica.
Um dos destaques da iniciativa é a instalação de uma nova fábrica de aeronaves certificadas no País, que produzirá aviões para a companhia austro-canadense Diamond Aircraft no Brasil. Além disso, o local contará com infraestrutura aeroportuária capaz de operar como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital, em caso de indisponibilidade.
“O mercado da aviação mundial vai mais do que dobrar nos próximos 15 anos. Precisamos responder à demanda de produtos e de mão de obra qualificada para atendê-la. Dessa percepção, somada à necessidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação de soluções aeronáuticas sustentáveis, nasce o AeroCITI, empreendimento que vai não apenas impulsionar a economia local, mas também a de todo o País”, disse o CEO da Aeromot S.A., Guilherme Cunha.