Quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de novembro de 2025
A Secretaria de Turismo (Setur) do Rio Grande do Sul inaugurou nessa terça-feira (18) o novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Zona Norte Porto Alegre. Instalada no térreo do complexo (próximo ao portão de desembarque de voos nacionais), a unidade foi planejada para oferecer informações e suporte aos visitantes logo no primeiro contato com o Estado.
O espaço possui balcão de atendimento, computador para consultas e materiais promocionais das regiões turísticas gaúchas. Monitores também impulsionam os destinos do Rio Grande do Sul por meio de vídeos especiais produzidos pelo governo do Estado.
Aberto de segunda a sexta-feira na faixa das 8h30min às 18h (a programação pode ser diferenciada em feridados), o CAT dispõe de uma equipe de atendimento que fala diferentes idiomas e está preparada para receber visitantes internacionais. O espaço também comporta um ambiente propício para a realização de ações temáticas em datas comemorativas.
Semestre de destaque
Mais de 1 milhão de turistas estrangeiros visitaram o Rio Grande do Sul nos primeiros meses deste ano. No acumulado do primeiro semestre, a atividade turística cresceu 9,4% no Estado, resultando em um terceiro lugar no ranking nacional e a liderança na Região Sul do País.
O resultado supera o desempenho de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%), além de estar acima da média brasileira (6,6%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Presenças e discursos
Com apresentação artística do grupo Ana Terra, o evento teve a presença do titular da pasta, Ronaldo Santini, e da presidente-executiva da concessionária Fraport (responsável pela administração do Aeroporto), Andreea Pal, além da vice-prefeita da capital gaúcha, Betina Worm.
Em discurso no “corte da fita”, o titular da Setur discursou: “O turismo precisa caminhar coletivamente. Este é um espaço que deve ser compartilhado por todos nós que acreditamos que o turismo é uma grande força para a economia gaúcha. Mais que um ponto de informações, é um símbolo da reconstrução. Os resultados de 2025 mostram que o Rio Grande do Sul voltou ao mapa de maiores destinos”.
Betina, por sua vez, destacou o acolhimento do local, reforçando a vocação e o potencial do Rio Grande do Sul para o turismo: “Porto Alegre é uma cidade acolhedora, com uma gastronomia maravilhosa. Nós também somos referência em saúde no país e no mundo. Somos pioneiros em muitas coisas, e temos que mostrar ao Brasil e ao mundo tudo que nós temos de potencial.”
Período crítico
O Salgado Filho era uma dos mais movimentados do País, até a enchente histórica do ano passado causar danos severos à pista e demais instalações do aeroporto, exigindo seu fechamento total do dia 3 de maio do em diante. Parte dos voos comerciais com origem ou destino a Porto Alegre passou a ser absorvida pela Base Aérea de Canoas, a 10 quilômetros de distância.
Em sintonia com exigências internacionais de segurança para a volta das operações, governo federal e Fraport montaram um plano de recuperação de infraestrutura. Isso permitiu avanços graduais, como a reativação (em 15 de julho) dos serviços de check-in e check-out de passageiros, transportados por via terrestre entre os dois terminais.
A retomada dos voos se deu em 21 de outubro, com linhas nacionais com destino ou origem em uma lista restrita a cidades como São Paulo, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF).
No dia 16 de dezembro do ano passado, o terminal voltou a ter pousos e decolagens durante as 24 horas do dia. Já os voos internacionais foram retomados no dia 19 daquele mês – ou seja, já exatamente um ano atrás.
(Marcello Campos)