Sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Aeroportos na França recebem avisos de bomba pelo 3º dia seguido

Quatorze aeroportos regionais da França receberam novos avisos de bomba nesta sexta-feira, forçando a evacuação de três deles e provocando um terceiro dia consecutivo de perturbações no tráfego aéreo no início da segunda semana de férias escolares.

Segundo fontes em aeroportos, Bordéus, Béziers, Rennes, Lille, Beauvais, Tarbes, Nantes, Brest, Toulouse, Carcassonne, Lyon-Bron, Pau, Nice e Biarritz receberam mensagens ameaçadoras e os três primeiros foram evacuados.

Os aeroportos parisienses de Orly e Charles de Gaulle não serão afetados.

A França está em estado de alerta de “ataque de emergência” há uma semana, quando um islamista radicalizado assassinou Dominique Bernard, um professor francês, com uma faca no seu centro educacional em Arras (norte).

Desde então, os avisos de bomba multiplicaram-se em escolas secundárias, aeroportos e locais turísticos, como o Palácio de Versalhes. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, informou que 18 pessoas foram detidas por estes alertas.

O ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, especificou que foram abertas 22 investigações e criticou “meninos” que “não têm sentido de responsabilidade”.

Em Saint-Ouen-l’Aumône, a cerca de 27 quilômetros a noroeste de Paris, um estudante de 16 anos foi preso por um falso aviso de bomba na sua escola, que teve de ser evacuada, disseram fontes policiais à AFP.

As autoridades alertaram que as penas para adultos por estes falsos avisos de bomba podem ir até 2 anos de prisão e uma multa de 30 mil euros — o equivalente a R$ 161,6 mil.

Sequência de ameaças

Na quarta-feira, 17 aeroportos receberam ameaças, 15 dos quais foram evacuados; na quinta-feira, 25 foram alvo de um alerta e foram tomadas medidas de evacuação em 19 deles, segundo o ministro.

As buscas relacionadas com os alertas desta sexta-feira, acionados na sequência de mensagens de correio eletrônico ameaçadoras, estão “praticamente concluídas neste momento”, acrescentou o ministro a meio da tarde.

“Todos aqueles que estão a pensar em fazer uma brincadeira de mau gosto, em assustar as pessoas, devem saber que se trata de um crime muito grave e fortemente punido, que serão identificados e que cada um deles será punido. Incorrem numa pena de entre dois e três anos de prisão e no pagamento de uma coima de várias dezenas de milhares de euros”, disse o ministro dos Transportes francês, Clément Beaune.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Confronto na Cisjordânia deixa 5 crianças palestinas mortas
Israel quer “destruir o Hamas” e criar novo “regime de segurança” em Gaza, diz ministro da Defesa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play