Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de novembro de 2025
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê publicar uma norma para punir passageiros indisciplinados em voos até o final deste ano, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Tiago Chagas Faierstein.
A ideia, segundo ele, é que a norma possa punir essas pessoas impedindo o ingresso delas em aviões por determinado prazo.
Um levantamento exclusivo feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostra que os conflitos em aeroportos e aviões aumentaram 87% de janeiro a julho de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Foram registrados 979 casos neste ano, contra 523 no anterior. São tumultos, brigas e depredações, às vezes causados por um único passageiro, que acabam atrapalhando a vida de centenas de pessoas.
De acordo com a Abear, entre 2019 e maio de 2024 foram registrados 3.011 casos de indisciplina. Apenas em 2023, foram 735, uma média de dois por dia.
Entre os casos de indisciplina estão brigas dentro de aviões e agressões ou ameaças a tripulantes. Hoje, a sanção máxima é a contenção e a retirada de um passageiro de um voo.
A Anac considera que esse comportamento provoca prejuízos ao setor aéreo. Um ato de indisciplina pode gerar desde atrasos até risco aos passageiros.
Na semana passada, um passageiro foi preso após fazer “piada” com ameaça de bomba em um voo no Paraná.
Conforme a polícia, o homem insinuou para um membro de tripulação que havia uma bomba na bagagem enquanto guardava os itens no bagageiro superior da aeronave. O suspeito afirmou à polícia que o comentário foi uma brincadeira.
Para garantir a segurança dos passageiros, tripulantes e demais pessoas no terminal, a aeronave foi esvaziada e a Azul realocou os passageiros em outros voos.
Após a ameaça de bomba ser desclassificada, as operações no aeroporto foram normalizadas. Outros voos não foram afetados pela situação, conforme a Motiva, concessionária responsável pelo aeroporto.
Outro caso semelhante ocorreu em fevereiro deste ano. Um passageiro causou o atraso de quatro horas em um voo da Latam com destino a Salvador (BA) após acionar escorregador inflável traseiro da aeronave momentos antes da decolagem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A companhia aérea retirou o homem do avião.