Sexta-feira, 03 de outubro de 2025

Agência Nacional de Transportes Aquaviários aprova exploração do Porto Meridional em Arroio do Sal

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) autorizou a exploração do terminal portuário pela Porto Meridional. O projeto prevê construir em Arroio do Sal o porto bilionário, com um píer em forma de L, que se estenderá por 2,8 quilômetros ao longo da costa, com profundidade (calado) de até 30 metros para receber os maiores navios do mundo, capazes de transportar até 23,4 mil contêineres. A capacidade anual prevista é de 43,9 milhões de toneladas, número que coloca o empreendimento entre os maiores do país. Agora, a Porto Meridional aguarda apenas manifestação do IBAMA, o que deve ocorrer nos próximos dias, para que se realizem as audiências públicas, última etapa do processo. Ontem, o diretor jurídico da Porto Meridional, André Busnello, comentou para a coluna a expectativa diante da próxima etapa do projeto:

“Contemplamos todas as observações que haviam sido apontadas pelo Ibama e agora estamos confiantes de que o retorno vai nos permitir avançar no processo. Se tudo correr conforme o esperado, nos próximos meses faremos a audiência pública.”

Com foco nas desigualdades sociais, Gramado sedia o Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social

O secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, é um dos protagonistas do Encontro Regional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, aberto ontem, e cuja programação se encerra nesta sexta-feira (3), em Gramado. O evento reúne representantes dos governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e do Ministério do Desenvolvimento Social. Fantinel participou do painel que discutiu o papel dos estados e do SUAS no enfrentamento das desigualdades sociais – tema central para a política pública de assistência no país.

A presença de Beto Fantinel no evento reforçou sua liderança no debate nacional sobre políticas sociais. O Rio Grande do Sul tem adotado iniciativas de proteção e inclusão, que se tornaram referência nacional.

Senador Heinze descobriu que o projeto da Securitização estava parado na presidência da Câmara

O senador Luis Carlos Heinze (PP) descobriu que o projeto de lei da Securitização (PL 5122/23), aprovado em 16 de julho pela Câmara dos Deputados por 346 votos favoráveis e 96 contra, estava retido na presidência e não havia sido remetido ao Senado. Segundo Heinze, após conversar com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, recebeu a promessa de que o projeto seria remetido para o Senado.

“Os deputados deveriam ter feito esta pressão há mais tempo para que o processo já estivesse aqui no Senado. Agora, estou me candidatando a ser relator desta matéria”, afirmou Heinze, que abriu diálogo com o Ministério da Agricultura, e com a bancada do nordeste para dissolver obstáculos à sua aprovação pelo Senado.

Os votos contrários ao PL a Securitização

Está nos anais da Câmara dos Deputados: dentre os 96 votos contrários ao PL 5122/23, na sessão do dia 16 de julho, quatro foram dados por deputados gaúchos. Bohn Gass (PT), Denise Pessoa (PT), Maria do Rosário (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Paulo Pimenta (PT).

Domingos Velho Lopes é eleito presidente da Farsul

A nova direção da Farsul foi escolhida ontem (2), em chapa única, na sede da entidade. Domingos Velho Lopes assume como o novo presidente, com início do mandato em 1º de janeiro de 2026.

Dos 134 sindicatos aptos a votar, 123 participaram da eleição presencial, a 44ª da história da Farsul, que completará 100 anos durante o novo mandato. Foram 120 votos na chapa: dois nulos e um em branco.

Governador de MG, Romeu Zema confirma agenda no Estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (3) para uma coletiva de imprensa com o deputado federal Marcel van Hattem e o estadual Felipe Camozzato. Pré-candidato do partido NOVO à Presidência da República, Romeu Zema fará palestra no encerramento da Semana Caldeira e participará do jantar na CICS (Câmara da Industria, Comércio e Serviços) de Canoas, para debater sobre o futuro do Estado e do País. No sábado (4), Zema encerrará a agenda no Encontro Estadual do Partido NOVO-RS.

Ministério das Comunicações realiza evento para debater cabos submarinos e data centers

A propósito das notícias sobre o debate de políticas estratégicas para impulsionar a transformação digital no Brasil, esta coluna recebeu do Ministério das Comunicações a seguinte nota:

“Em um momento em que a conectividade é cada vez mais decisiva para o desenvolvimento econômico e social, o Ministério das Comunicações promove, no próximo dia 9 de outubro, o Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, em Brasília (DF). O encontro reunirá representantes do governo do Brasil, da iniciativa privada e de organismos internacionais para debater os caminhos que vão orientar a criação de políticas nacionais para essas duas áreas estratégicas.

O workshop será realizado em formato híbrido, das 9h às 18h, no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília, e reunirá até 150 participantes presenciais. A abertura oficial contará com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, da secretária-executiva do MCom, Sonia Faustino, e do secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius. Também participam representantes dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Entre os convidados internacionais e especialistas do setor estão nomes de destaque como Sonia Jorge, fundadora e diretora executiva da Global Digital Inclusion Partnership (GDIP); Luis Guillermo Alarcón, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Robert Clark, representante da Meta, além de outros executivos e autoridades que vão enriquecer os debates sobre os rumos da conectividade e da infraestrutura digital no Brasil.”

“Este workshop é um passo estratégico para ouvirmos especialistas, indústria e parceiros internacionais na construção de políticas modernas e eficazes. O Brasil tem potencial para se consolidar como um hub digital global, atraindo investimentos, gerando empregos e garantindo mais conectividade para toda a população”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

  • @flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

STJ cerca Graciosa
Avanço da isenção do IR na Câmara eleva otimismo do governo Lula sobre fim da jornada 6×1
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play