Sábado, 20 de dezembro de 2025

Agentes da Saúde vão pulverizar inseticida em localidades que compreendem as residências de pacientes com dengue

Porto Alegre contabiliza 13 casos de dengue autóctone. Os pacientes residem nos bairros Vila São José, Vila João Pessoa, Mario Quintana e Glória. Além desses casos contraídos na cidade, outros 14 importados estão confirmados. A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) fará bloqueio químico de transmissão viral com pulverização de inseticida em um raio de 150 metros, abrangendo a residência de pacientes confirmados no bairro vila João Pessoa e Vila São José nesta quinta-feira (9), a partir das 9h. A ação pode ser reagendada em caso de chuva.

Os trechos pulverizados incluem as ruas Condor, Campo da Tuca, Maria Aparecida, Luiz Moschetti e Tenente Castelo. O raio da ação também engloba território do bairro Vila São José. Serão duas equipes em campo, coordenadas pela Unidade de Vigilância Ambiental da DVS. O ponto de referência para encontro e início da atividade será a rua Luiz Moschetti, na altura do número 863.

“É importante que pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como dor no corpo, dor atrás dos olhos, febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos procurem atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde”, destaca a diretora-adjunta da DVS, Fernanda Fernandes.

Todas as suspeitas de dengue devem ser notificadas à Vigilância Epidemiológica municipal pelos serviços de saúde, no momento do atendimento ao paciente. “As notificações desencadeiam medidas institucionais, sejam epidemiológicas e ambientais, como combate ao vetor e eliminação de criadouros”, enfatiza a gestora. O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) considera notificações feitas à vigilância epidemiológica até a manhã dessa quarta-feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Políticas públicas e licenciamento ambiental são temas de evento na Expodireto
Saiba onde se vacinar contra a covid nesta quinta-feira em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play