Quarta-feira, 09 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 8 de julho de 2025
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS completou 90 anos agora em junho. Instituição estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Estado desde 1935. São anos de história e trabalho, construídos por mais de 1.200 servidores espalhados em todas as regiões gaúchas, e que fez a Secretaria da Agricultura se tornar referência pela atuação técnica e capacidade de execução de políticas públicas voltadas ao setor.
Ao longo do tempo, a Secretaria foi evoluindo, acompanhando as modificações e os desafios que o Estado passou nestas nove décadas, mas sempre primando por planejar, promover e fiscalizar ações de defesa agropecuária e pesquisa.
Mudanças climáticas, estiagens e enchentes têm sido os principais desafios do agro nos últimos tempos e tem demandado respostas rápidas. Na agricultura, a discussão de temas como investimento em irrigação e recuperação de solos, com práticas sustentáveis, são consideradas fundamentais para o aumento da produtividade e a preservação ambiental.
Mas esse é também um período da história que gera apreensão. A renegociação das dívidas dos produtores tem sido pauta diária no governo do Estado, na busca por soluções que ajudem o nosso produtor a se recapitalizar e continuar investindo no agro. Assunto que gera insegurança e incerteza, devido a morosidade nas decisões federais, afetando a produção das safras.
As conquistas e os desafios estarão sempre presentes, mas a força de trabalho da Secretaria da Agricultura é algo que supera as adversidades. Com uma estrutura que tem garantido respostas rápidas em momentos críticos, como durante as crises sanitárias e os desastres naturais.
São 90 anos de uma história que está começando. De uma instituição que traz no seu DNA o compromisso com a inovação, a formulação de políticas voltadas ao setor e a sanidade agropecuária, e, acima de tudo, que atenda as necessidades de quem atua lá na ponta e é responsável pela produção de alimentos para o mundo: o produtor rural.
(Foto: Jurgen Mayhofer/Secom)
(Edivilson Brum é secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação)