Terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Alerta de desastres da Defesa Civil é emitido pela primeira vez para a Região Metropolitana de Porto Alegre

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, pela primeira vez, nesta segunda-feira (15), um alerta pela ferramenta Cell Broadcast, utilizado em casos de desastres severo e extremo, para a Região Metropolitana de Porto Alegre.

O envio foi motivado por alerta severo para potencial de ventos acima de 90 km/h, válido entre 15h20 e 16h20 desta segunda. A condição foi identificada por meio do radar de monitoramento meteorológico instalado em Porto Alegre, que mostrou uma linha de instabilidade se aproximando rapidamente da região.

Na mensagem, a população foi orientada a se abrigar longe de árvores, placas e postes de energia. O Cell Broadcast utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso.

Os alertas foram disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário. Com o uso da ferramenta, o celular é bloqueado e a mensagem de alerta se sobrepõe ao conteúdo que esteja sendo utilizado, acompanhado de um bipe sonoro e vibratório. A mensagem também dá orientações aos usuários.

A ferramenta foi usada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em outubro deste ano. A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia, e está integrada às outras formas de alerta utilizadas pela Defesa Civil, como o envio de SMS por meio do 40199 e as publicações nas redes sociais.

Previsão

A tendência é que, na madrugada e na manhã desta terça-feira (16), a frente fria siga avançando em parte do território gaúcho, ocasionando chuva moderada a forte acompanhada de raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte e Médio. Nessas regiões, os acumulados ficam entre 10 mm e 40 mm por dia. Ao longo do dia, o tempo estável volta a predominar em todo o território gaúcho.

Conforme a Defesa Civil, a condição hidrológica atual é de níveis entre limiares de normalidade após os eventos de chuvas durante o início da semana. Em função das precipitações intensas previstas para a faixa central, com acumulados podendo atingir 100 mm por dia, é indicada a condição de “Atenção” para boa parte do Estado, atentando para o risco de elevações bruscas em arroios e pequenos rios, alagamentos em áreas urbanas e enxurradas de forma pontual. Já os rios maiores devem apresentar pequenas elevações, se mantendo em limiar de normalidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Unidade móvel de saúde atende moradores das Zonas Sul e Norte de Porto Alegre nesta semana; confira a programação
Governo gaúcho anuncia mais de R$ 210 milhões em investimentos para população sob vulnerabilidade social
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play