Quinta-feira, 29 de maio de 2025

Alerta: nova fraude usa multa falsa com QR Code para enganar motoristas

Bandidos estão aplicando um novo golpe com notificação de multa em São Paulo. Uma imagem que circula nas redes sociais – e tem sido bastante compartilhada em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp – mostra um aviso de multa deixado sobre o para-brisas de um veículo. Supostamente, uma notificação deixada por um agente fiscal de trânsito.

Embora simples, o papel tem impressão colorida e traz o logotipo do Detran-SP. O comunicado diz “Veículo estacionado em local proibido”. E, logo abaixo, exibe um QR Code com a instrução para escanear o código “para ver ou pagar sua multa”.

Pois, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), trata-se de um novo golpe em uso por criminosos. Em postagem nas redes sociais, o Detran-SP diz que “não deixa notificações em papel no para-brisas de veículos, nem utiliza QR Code para pagamento de valores”.

O órgão de trânsito paulista recomenda que os motoristas desconfiem de qualquer aviso deixado no veículo – “é golpe”. E que não escaneem os códigos e nem paguem qualquer valor cobrado. Além disso, o Detran-SP recomenda que o cidadão que encontrar um bilhete como este faça um boletim de ocorrência eletrônico.

Infrações de parada e estacionamento são de competência dos municípios, ou seja, em regra, não há notificação de autuação sobre parada e estacionamento emitida pelo Detran-SP. Na capital, por exemplo, esse tipo de autuação é de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Para notificar um condutor sobre uma infração cometida, o Detran-SP envia uma carta ao endereço cadastrado pelo motorista em seu sistema. O documento não contém valores para pagamento, apenas um QR Code que remete ao site do Detran-SP.

O código digital nunca é utilizado para pagamento, somente para que o usuário seja direcionado ao site do Detran-SP. Lá encontrará as informações da infração, os meios para recorrer da autuação e para quitá-la. Multas também podem ser conferidas pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). Se você encontrar ou receber qualquer código que implique pagamento, ignore.

Há um ano, todas as multas aplicadas pelo Detran-SP são lavradas em talonário eletrônico, que dispensa o papel. A economia estimada com a medida chega a R$ 6 milhões por ano.

Em caso de tentativa de fraude, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil: delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Você também pode fazer uma denúncia pelo Fala SP, canal de comunicação que unifica manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação aos órgãos e entidades do governo de São Paulo. Ao acessar a plataforma, basta selecionar a opção Detran-SP. (Com informações do Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Fraude no INSS: presidente do órgão garante que descontos indevidos serão ressarcidos até 31 de dezembro
Como as mudanças na sociedade estão transformando a legislação e os tribunais do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play