Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de janeiro de 2026
O governo russo fez uma indireta aos Estados Unidos nessa terça-feira (6) ao imitar uma publicação americana divulgada após o ataque à Venezuela no fim de semana. Na rede social X (antigo Twitter), o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, compartilhou uma arte com a frase “Não brinque com a Rússia”, em uma referência direta à mensagem usada anteriormente pelo governo norte-americano.
No último sábado (3), o Departamento de Estado dos EUA publicou uma imagem em preto e branco do presidente Donald Trump acompanhada da frase: “Não brinque com o presidente Trump”. A publicação ocorreu poucas horas depois de militares norte-americanos realizarem uma operação em Caracas que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Segundo o governo dos Estados Unidos, Maduro foi preso e levado para Nova York, onde deverá responder judicialmente por uma série de crimes. Washington afirmou que a ação fazia parte de uma ofensiva contra o que classificou como ameaças à segurança regional e ao combate ao narcotráfico e ao autoritarismo na América Latina.
A operação foi duramente criticada pela Rússia. Ainda no sábado, o Kremlin declarou estar “profundamente preocupado” com a ação militar e condenou o que chamou de “ato de agressão armada” por parte dos Estados Unidos contra um país soberano. Moscou afirmou que a medida viola princípios do direito internacional e pode gerar instabilidade adicional na região.
Na segunda (5), durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador russo Vasily Nebenzya pediu a libertação de Nicolás Maduro e acusou os Estados Unidos de agirem de forma “hipócrita e cínica”. O diplomata também classificou a operação americana na Venezuela como criminosa e alertou para possíveis consequências globais.
“Com suas ações, os EUA estão gerando um embalo para um novo momento para neocolonialismo e imperialismo”, afirmou Nebenzya durante seu discurso no Conselho.
Já nessa terça, Medvedev publicou a arte que imita o padrão visual usado pelo Departamento de Estado dos EUA. No lugar da imagem de Trump, a versão russa traz como pano de fundo a Catedral de Cristo Salvador, um dos principais símbolos religiosos de Moscou. A frase “Não brinque com a Rússia” aparece em destaque, reforçando o tom de advertência da mensagem.
Na legenda da publicação, Medvedev escreveu: “Feliz Natal Ortodoxo, mundo russo!”. A Rússia celebra o Natal nesta quarta-feira (7), de acordo com o calendário e a tradição da Igreja Ortodoxa Russa.
Também nessa terça, o presidente russo, Vladimir Putin, participou de uma missa natalina, embora em uma igreja diferente da que aparece na imagem divulgada por Medvedev.