Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Aliado de Putin manda indireta aos Estados Unidos e imita post americano sobre ataque à Venezuela: “Não brinque com a Rússia”

O governo russo fez uma indireta aos Estados Unidos nessa terça-feira (6) ao imitar uma publicação americana divulgada após o ataque à Venezuela no fim de semana. Na rede social X (antigo Twitter), o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev, compartilhou uma arte com a frase “Não brinque com a Rússia”, em uma referência direta à mensagem usada anteriormente pelo governo norte-americano.

No último sábado (3), o Departamento de Estado dos EUA publicou uma imagem em preto e branco do presidente Donald Trump acompanhada da frase: “Não brinque com o presidente Trump”. A publicação ocorreu poucas horas depois de militares norte-americanos realizarem uma operação em Caracas que resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo o governo dos Estados Unidos, Maduro foi preso e levado para Nova York, onde deverá responder judicialmente por uma série de crimes. Washington afirmou que a ação fazia parte de uma ofensiva contra o que classificou como ameaças à segurança regional e ao combate ao narcotráfico e ao autoritarismo na América Latina.

A operação foi duramente criticada pela Rússia. Ainda no sábado, o Kremlin declarou estar “profundamente preocupado” com a ação militar e condenou o que chamou de “ato de agressão armada” por parte dos Estados Unidos contra um país soberano. Moscou afirmou que a medida viola princípios do direito internacional e pode gerar instabilidade adicional na região.

Na segunda (5), durante uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador russo Vasily Nebenzya pediu a libertação de Nicolás Maduro e acusou os Estados Unidos de agirem de forma “hipócrita e cínica”. O diplomata também classificou a operação americana na Venezuela como criminosa e alertou para possíveis consequências globais.

“Com suas ações, os EUA estão gerando um embalo para um novo momento para neocolonialismo e imperialismo”, afirmou Nebenzya durante seu discurso no Conselho.

Já nessa terça, Medvedev publicou a arte que imita o padrão visual usado pelo Departamento de Estado dos EUA. No lugar da imagem de Trump, a versão russa traz como pano de fundo a Catedral de Cristo Salvador, um dos principais símbolos religiosos de Moscou. A frase “Não brinque com a Rússia” aparece em destaque, reforçando o tom de advertência da mensagem.

Na legenda da publicação, Medvedev escreveu: “Feliz Natal Ortodoxo, mundo russo!”. A Rússia celebra o Natal nesta quarta-feira (7), de acordo com o calendário e a tradição da Igreja Ortodoxa Russa.

Também nessa terça, o presidente russo, Vladimir Putin, participou de uma missa natalina, embora em uma igreja diferente da que aparece na imagem divulgada por Medvedev.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Venezuela concorda em entregar até 50 milhões de barris de petróleo para os Estados Unidos, diz Trump
Com Maduro no poder, Venezuela enviou ouro no valor de 5,2 bilhões de dólares à Suíça
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play