Domingo, 11 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de janeiro de 2026
Aliados do senador e pré-candidato ao Palácio do Planalto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aventam o nome do também pré-candidato à Presidência da República pelo Democracia Cristã (DC), Aldo Rebelo, para compor chapa com o senador na vaga de vice-presidente.
Fontes ligadas ao bolsonarismo veem o nome com bons olhos e acreditam que uma aliança poderia trazer força à candidatura. O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, afirmou ao Valor que a vice-candidatura ainda não foi discutida, mas disse que Aldo Rebelo “é um ótimo nome”.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), também vê o nome com bons olhos: “Ele é um bom vice, é nordestino. Melhor seria se fosse uma mulher nordestina”, declarou. O Nordeste é uma região vista como estratégica, porque é onde Lula, candidato que lidera as pesquisas eleitorais, costuma ter vantagem.
Natural de Alagoas, Aldo Rebelo foi presidente da Câmara dos Deputados de 2005 a 2009 e ocupou cargos de ministro nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef. Rabelo foi do PCdoB por décadas e também teve passagens pelo PSB e pelo PDT, mas rompeu com a esquerda. Mais recentemente tem se alinhado ao bolsonarismo. Considerado um bom interlocutor com a classe política, Rebelo se desfiliou do MDB para concorrer ao Planalto pelo Democracia Cristã, partido que passou a ser presidido por João Caldas, pai do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC.
O ex-presidente Jair Bolsonaro já fez elogios públicos e chegou a dizer que Aldo Rebelo “é um cara fantástico, em todos os aspectos”. Ele, inclusive, publicizou interesse em convidá-lo para ser Ministro da Amazônia e tê-lo no primeiro escalão em caso de um segundo mandato.
Auxiliares de Flávio Bolsonaro, no entanto, afirmaram que ele está nos Estados Unidos e que “é improvável” que tenha ocorrido uma sondagem. Procurado pela reportagem, Flávio Bolsonaro não respondeu.
Ao Valor, Aldo Rebelo afirmou que “Flávio é um bom senador, e amigos comuns cogitam a aliança”, mas reforçou que é candidato a presidente.
Ciro Nogueira diz que se Flávio Bolsonaro adotar discurso radical não terá apoio do PP
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta quinta-feira, 8, ao Estadão/Broadcast que o PP só apoiará a candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência caso ele adote um discurso voltado ao centro e não à extrema direita.
“Se ele (Flávio) vier como um candidato de centro, um discurso mais de centro, de unificar o Brasil, tem chance de ter o nosso apoio. Se vier apenas como um candidato da extrema direita, com discurso radical, ele não tem chance de ter o nosso apoio. Depende mais dele”, disse Ciro.
O presidente do PP disse que um eventual embarque na candidatura de Flávio dependerá de como o filho de Bolsonaro conduzirá suas ações na campanha e que a avaliação do partido demandará tempo. “(Um apoio) não é para breve. Isso vai depender muito da campanha, da forma como o Flávio vai se portar.” Com informações dos portais Valor Econômico e Estadão.