Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Alunos da rede municipal de Porto Alegre disputam etapa nacional de torneio de robótica em Brasília

Duas equipes de alunos da rede municipal de ensino embarcam disputarão, em Brasília, a etapa nacional do torneio de robótica First Lego League Challenge, promovido pelo Sesi. Os estudantes das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Saint Hilaire venceram a etapa estadual e agora representam o Estado. Eles irão competir com outras 100 equipes do País. O evento, que ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, selecionará nove projetos para a etapa mundial.

Dentre as equipes participantes da etapa nacional, 18 são de escolas públicas e das quatro representantes do Rio Grande do Sul, duas são de instituições municipais de Porto Alegre. O recurso para custeio da participação das escolas foi garantido pela administração municipal.

“É uma alegria ver os estudantes da nossa rede tendo a oportunidade de romper as fronteiras da nossa capital e do nosso Estado, ganhando visibilidade e trocando experiências a nível nacional e mundial. Os trabalhos realizados pelas equipes de Porto Alegre são uma referência e representam todo o esforço e dedicação dos alunos, familiares, professores e da rede escolar”, destaca o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

Lobóticos: A equipe Lobóticos, da escola Heitor Villa Lobos, contará com oito alunos e duas professoras que irão apresentar um robô que realiza missões na mesa de competição e uma pesquisa sobre Dança de Robôs, modalidade na qual a equipe já venceu outras competições na Holanda (2013), Brasil (2014) e Canadá (2018).

“Nossos alunos estão ansiosos e felizes em poder representar a escola e nossa comunidade da Vila Mapa em um evento grandioso, em que poucas escolas públicas conseguem chegar. Que nosso feito sirva de inspiração para outras escolas e equipes”, afirma a professora Cristiane Cabral.

Construtores SH: A escola Saint Hilaire será representada pela equipe Construtores SH, composta por 10 alunos, um ex-aluno e técnico auxiliar voluntário e dois professores. O projeto Na periferia cabe o Mundo! surgiu da intenção dos alunos de superarem a dificuldade de suas famílias e amigos em viajarem. O grupo criou uma proposta de um espaço imersivo com diversas tecnologias e equipamentos instalados dentro de um caminhão para que possa percorrer as comunidades periféricas levando as mais diversas sensações que se têm ao viajar.

“Passamos o verão trabalhando para representar a nossa escola e a nossa cidade. Estamos ansiosos para mostrar o projeto e aprender cada vez mais por meio do compartilhamento e das trocas com as outras equipes”, afirma o professor e técnico, Bruno Silva Santos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Líder do governo Lula na Câmara dos Deputados quer que PT proíba aliança com PL de Bolsonaro
Em reunião com direção da Aneel, governador busca destravar projeto de termoelétrica em Rio Grande
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play