Terça-feira, 04 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de novembro de 2025
Convidado a discursar no 2º Fórum Brasileiro de Treinadores de Futebol (FBTF), realizado nesta terça-feira (4) na sede da CBF, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, fez um apelo pelo fortalecimento da imagem dos treinadores brasileiros no cenário internacional. Segundo o italiano, a percepção externa sobre os profissionais do país ainda é “um pouco fraca”, e mudanças estruturais são necessárias para reverter esse quadro.
“Uma das primeiras coisas que escutei, e que não entendo, é por que o treinador brasileiro não pode treinar na Europa. Significa que a figura é um pouco fraca. Então, acho que é muito importante trabalharmos juntos, todos os treinadores, para que a Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol seja ótima”, afirmou Ancelotti durante seu discurso.
O treinador destacou que, em países como Espanha, Itália e Inglaterra, a valorização dos técnicos está diretamente ligada ao fortalecimento das associações da categoria. Ele também defendeu que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promova melhorias no futebol nacional, como ajustes no calendário, avanços na arbitragem, estrutura dos estádios e, principalmente, na formação de treinadores.
“Meu objetivo primeiro é ganhar a Copa do Mundo, porque se não, não chamava a mim como treinador, chamavam outro. Mas o objetivo da CBF é melhorar o futebol brasileiro. Temos uma CBF que precisa da ajuda, da opinião dos treinadores. E essa opinião é ainda mais respeitada se a Federação Brasileira de Treinadores for forte”, completou.
Após sua fala, Ancelotti permaneceu no palco para participar de uma homenagem a treinadores e ex-treinadores brasileiros, mas acabou passando por momentos de constrangimento. Emerson Leão foi o primeiro a se manifestar, dizendo que “não suportava” a ideia de técnicos estrangeiros comandarem equipes no Brasil. Em seguida, Oswaldo de Oliveira pediu que, após a saída de Ancelotti, “a Seleção volte a ter um treinador brasileiro”.
Apesar do clima tenso, o evento seguiu com homenagens e discussões sobre os rumos da profissão. O FBTF foi organizado pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, com a CBF apenas cedendo o espaço para a realização do fórum.