Quinta-feira, 16 de abril de 2026

Antecipação do 13º salário pelo INSS beneficia quase 3 milhões de gaúchos. Injeção na economia é de R$ 6,2 bilhões

Mais de 2,7 milhões de aposentados e pensionistas gaúchos estão na lista de contemplados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com a antecipação do 13º salário para este e o próximo mês. A medida consta em decreto federal com a rubrica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra do Diário Oficial da União. O total a ser injetado na economia do Rio Grande do Sul é de R$ 6,2 bilhões.

O abono costuma ser pago em agosto e novembro. “A antecipação do benefício alcança todos os Estados e representa uma injeção significativa de recursos na economia dos municípios”, ressalta o Palácio do Planalto.

A primeira parcela tem calendário de pagamentos no período de 24 de abril a 8 de maio. Já a segunda metade do benefício estará disponível de 25 de maio a 8 de junho. O cronograma é escalonado, com base no número final do cartão de benefício – deve ser desconsiderado o último dígito verificador, que aparece depois do traço.

– Tem direito à antecipação quem recebeu, neste ano, benefício por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

— Não estão incluídos os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência (desde que comprovem baixa renda) e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

Primeira parcela – até 1 salário-mínimo

– Final 1: pagamento a partir de 24 de abril.

– Final 2: pagamento a partir de 27 de abril.

– Final 3: pagamento a partir de 28 de abril.

– Final 4: pagamento a partir de 29 de abril.

– Final 5: pagamento a partir de 30 de abril.

– Final 6: pagamento a partir de 4 de maio.

– Final 7: pagamento a partir de 5 de maio.

– Final 8: pagamento a partir de 6 de maio.

– Final 9: pagamento a partir de 7 de maio.

– Final 0 (zero): pagamento a partir de 8 de maio.

Primeira parcela – acima do piso nacional

– Finais 1 e 6: pagamento a partir de 4 de maio.

– Finais 2 e 7: pagamento a partir de 5 de maio.

– Finais 3 e 8: pagamento a partir de 6 de maio.

– Finais 4 a 9: pagamento a partir de 7 de maio.

– Finais 5 e 0 (zero): pagamento a partir de 8 de maio.

Segunda parcela – até 1 salário-mínimo

– Final 1: pagamento a partir de 25 de maio.

– Final 2: pagamento a partir de 26 de maio.

– Final 3: pagamento a partir de 27 de maio.

– Final 4: pagamento a partir de 28 de maio.

– Final 5: pagamento a partir de 29 de maio.

– Final 6: pagamento a partir de 1º de junho.

– Final 7: pagamento a partir de 2 de junho.

– Final 8: pagamento a partir de 3 de junho.

– Final 9: pagamento a partir de 5 de junho.

– Final 0 (zero): pagamento a partir de 8 de junho.

Segunda parcela – acima do salário-mínimo

– Finais 1 e 6: pagamento a partir de 1º de junho.

– Finais 2 e 7: pagamento a partir de 2 de junho.

– Finais 3 e 8: pagamento a partir de 3 de junho.

– Finais 4 e 9: pagamento a partir de 5 de junho.

– Finais 5 e 0 (zero): pagamento a partir de 8 de junho.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Decisão judicial obriga concessionária CEEE-D a apresentar plano para remoção de fiação irregular em Pelotas
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play