Sexta-feira, 10 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de outubro de 2025
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu nota nesta semana alertando sobre anúncios falsos na internet e em redes sociais sobre a disponibilidade do Mounjaro (tirzepatida) no SUS (Sistema Único de Saúde). A agência diz que não comercializa nenhum medicamento nem atua de forma intermediária para a venda.
Os anúncios falam sobre uma parceria entre o governo federal e o laboratório Eli Lilly, fabricante do Mounjaro, para venda do remédio a um preço acessível, simulando o site oficial da Anvisa. Outro anúncio mostra a possibilidade de retirar seringas emagrecedoras gratuitamente em unidades de saúde, a partir de um cadastro.
O órgão recomenda a compra de medicamentos de farmácias e drogarias regularizadas. “Se você encontrar publicações desse tipo, denuncie! E não clique em links relacionados”, diz a Anvisa na nota.
“Os falsos anúncios atraem os pacientes oferecendo medicamentos mais baratos e até de forma gratuita ‘após a realização de cadastro’. Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda”, detalha o comunicado.
“Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da Agência. O domínio ‘gov.anvisa.org’ não pertence à Agência. Só compre medicamentos de farmácias e drogarias regularizadas. Se você encontrar publicações desse tipo, denuncie! E não clique em links relacionados.”
A nota mostra também dois exemplos de conteúdos mentirosos que usam o nome do órgão e anunciar Mounjaro.
– Um deles exibe justamente o endereço gov.anvisa.org, para tentar confundir o público, já que essa URL é semelhante à oficial (https://www.gov.br/anvisa/pt-br). Além de exibir a logomarca real gov.br, para dar uma falsa sensação de credibilidade, essa página fake tem o título “Mopunjaro (Tirzepatida): Programa Nacional de Distribuição Imediata”. A descrição enganosa é esta: “Devido ao crescimento da obesidade no Brasil e seus impactos no sistema de saúde, o Governo Federal estabeleceu parceria com a Eli Lilly para disponibilizar o Mounrajo a preço acessível em todo território nacional”. Logo abaixo, há o botão “Verificar Elegilidade”.
– O outro tem aparência de stories ou reels, publicado pelo perfil descrito como “Informa Brasil”. Ele se apresenta como “canal gov” e tem o seguinte título: “Tratamento moderno pelo SUS”. Logo abaixo, há o texto: “Pacientes já podem ter acesso a seringa emagrecedora gratuitamente. O cadastro é feito pelo site oficial e a retirada acontece na unidade de saúde”. Logo abaixo, há o botão “Learn more” (saiba mais), comum em golpes.
O medicamento foi aprovado pela Anvisa para tratamento no Brasil para obesidade em junho deste ano, e para tratamento de diabetes tipo 2 em 2023.
Ele atua nos receptores GLP-1 e GIP, hormônios intestinais que ajudam no controle do metabolismo, como regulação de glicose e apetite. Estudos recentes mostram que pacientes podem perder até 22,5% da gordura corporal com o remédio.
Após a aprovação, o Mounjaro começou a ser comercializado em território nacional no mês de setembro, com valores que variam entre R$ 2.599 e R$ 3.645, a depender da dose e do cadastro no programa oficial do próprio laboratório fabricante.