Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Aos 85 anos, morre Otacílio Gonçalves, ex-técnico de Inter e Grêmio

Morreu nesta terça-feira (18), em Porto Alegre, o ex-técnico Otacílio Gonçalves, aos 85 anos. Chapinha, como era conhecido, foi campeão por clubes como Internacional, Grêmio, Athletico e Paraná Clube. A causa da morte não foi divulgada.

Natural de Santa Maria (RS), Otacílio Gonçalves esteve na comissão técnica do Colorado no tricampeonato brasileiro (1975, 1976 e 1979). Iniciou a carreira como treinador em 1981, no Figueirense, e teve passagem pelo São Bento-SP antes de retornar ao time gaúcho, em 1984.

Ele conduziu o Inter ao título do Campeonato Gaúcho daquele ano. Na temporada seguinte, foi campeão paranaense pelo Athletico e, em 1987, pelo Pinheiros, antes de dirigir o Coritiba.

Otacílio ainda sagrou-se campeão gaúcho com o Grêmio, em 1988, e bicampeão paranaense com o Paraná Clube, em 1991 e 1995, além do título da Série B de 1992 com o clube. É considerado um dos maiores técnicos da história do Tricolor da Vila, última equipe que dirigiu antes de se aposentar, em 2002.

Fez parte da comissão técnica da seleção brasileiro na disputa da Copa América de 1991, realizada no Chile.

O ex-treinador ainda acumulou passagens por times como Atlético-MG, Palmeiras, Bahia, Santa Cruz, Náutico, Portuguesa e Gama. Fora do Brasil, teve experiências na seleção do Kuwait e no futebol do Japão.

Confira as homenagens dos clubes:

Sport Club Internacional

“O Sport Club Internacional lamenta o falecimento de Otacílio Gonçalves da Silva Júnior. Profissional de grande trajetória, integrou a comissão técnica do Clube na década de 1970 e teve duas passagens como treinador colorado. Neste momento de profunda tristeza, o Internacional se solidariza com os familiares e amigos. Descanse em paz, Chapinha”.

Grêmio

“Lamentamos o falecimento do ex-técnico Otacílio Gonçalves. Ele comandou o famoso Grêmio-Show em 1988 que conquistou o tetracampeonato estadual naquele ano. Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos”.

Coritiba

“O Coritiba Foot Ball Club lamenta profundamente o falecimento do ex-treinador Otacílio Gonçalves, que comandou o clube em 1987 e 1994. O Coxa se solidariza com familiares, amigos e todos que conviveram com o professor Otacílio, desejando força neste momento de tristeza.”

Clube Atlético Mineiro

“O Galo lamenta o falecimento do ex-técnico Otacílio Gonçalves, treinador do Alvinegro na década de 90. Chapinha, como era também conhecido, era pai de Lucas Gonçalves, atual auxiliar técnico do Clube. Prestamos a nossa solidariedade e desejamos força aos familiares e amigos neste momento de luto.”

Athletico Paranaense

“O Athletico Paranaense lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Otacílio Gonçalves, nesta terça-feira, aos 85 anos. Ao longo de mais de 30 anos, “Chapinha” construiu uma carreira vitoriosa como treinador. No Furacão, comandou a equipe no título do Campeonato Paranaense de 1985. O Athletico Paranaense presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Otacílio Gonçalves neste momento de profunda tristeza.”

Paraná Clube

“Com profundo pesar e tristeza, o Paraná Clube lamenta o falecimento de Otacílio Gonçalves, treinador histórico que marcou uma geração vitoriosa e comandou grandes equipes do Tricolor.

Otacílio deixou sua marca com competência, liderança e compromisso. À frente do Paraná, ajudou a construir capítulos importantes da nossa história, comandando o Tricolor nos títulos paranaenses de 1991 e 1995, além do título Brasileiro da Série B em 1992.

O “Chapinha”, como era conhecido, ainda teve mais duas passagens pelo Paraná Clube antes de se aposentar, em 2002. Seu legado ainda segue vivo em cada torcedor que celebrou suas conquistas e teve o privilégio de assistir suas equipes vitoriosas.

Neste momento de dor, o Paraná Clube se solidariza com familiares, amigos e torcedores. Que a memória de Otacílio Gonçalves seja sempre lembrada com respeito, gratidão e saudade. Obrigado, professor. Descanse em paz.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de futebol

Futebol feminino: brasileira é indicada a prêmio de melhor treinadora de clubes do mundo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play