Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de outubro de 2025
A unidade de serviços de nuvem da Amazon, a AWS, sofreu, na manhã desta segunda-feira (20), uma pane que causou um apagão em muitas empresas ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Mais de 500 companhias que usam a AWS enfrentaram problemas. Entre elas, estão a própria Amazon, a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o aplicativo de educação Duolingo.
A AWS oferece serviços de computação sob demanda, armazenamento de dados e outras soluções digitais para empresas, governos e usuários individuais. A companhia concorre com as plataformas de nuvem do Google (Cloud) e da Microsoft (Azure). Quando há falhas em seus servidores, sites e aplicativos que usam a infraestrutura da AWS podem ficar fora do ar.
Por volta das 8h (horário de Brasília), a big tech informou que as plataformas atingidas já estavam voltando ao normal. “Continuamos a observar a recuperação na maioria dos serviços da AWS afetados. Continuamos trabalhando para a resolução total e forneceremos atualizações à medida que tivermos mais informações para compartilhar”, afirmou.
O apagão atingiu os seguintes serviços: Prime Video, Perplexity, Fortnite, HBO, Signal, Roku, Roblox, Perplexity, Lyft, Clash Royale, Clash of Clans, Coinbase e Robinhood.
A falha na AWS é a primeira grande interrupção da internet desde o problema com a CrowdStrike, em julho do ano passado, que afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos em várias partes do mundo.