Sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de agosto de 2025
A mais recente edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira listou escolas de todo o País e a centenária Escola Santa Cruz, de Farroupilha, registrou mais um importante momento de sua história.
Em Brasília, a instituição recebeu o Prêmio MEC da Educação Brasileira – Edição 2025. A homenagem foi um reconhecimento do Ministério à conquista do maior IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2023, entre os anos finais do ensino fundamental.
A escola foi a única da Região Sul do Brasil a receber a deferência na categoria, e a única gaúcha premiada. Diretora e vice do colégio, Fernanda Aguiar e Veridiana Brustolin, participaram do evento ao lado da secretária municipal de Educação, Flávia Zanfeliz.
O sucesso da Escola Santa Cruz está no envolvimento com a comunidade e no engajamento de pais e professores em todo o processo de educação dos alunos. Reforço pedagógico, linguagem sempre conectada com crianças e adolescentes e fortalecimento dos vínculos com as famílias ajudam a explicar os resultados observados na última década, quando a escola figurou repetidamente entre as melhores do IDEB.
“Farroupilha é um município que trata a educação com toda a atenção que merece. Temos este objetivo em cada uma das etapas de ensino. O envolvimento das famílias, o preparo dos professores e a conexão com os alunos têm sido nosso norte. Um reconhecimento deste tamanho coroa todo trabalho da Santa Cruz e da educação da nossa cidade”, resume Flávia.