Terça-feira, 13 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 12 de janeiro de 2026
Criado pelo governo gaúcho em agosto de 2020 para funcionários e pensionistas, o aplicativo “Servidor RS” fechou o ano passado com marcas recordes. São mais de 180 mil usuários (37% dos ativos e inativos do Executivo estadual) e um total de 25 milhões de interações (43% do total de ações desde o lançamento), das quais 1,5 milhão somente em dezembro – maior número mensal já registrado pela ferramenta de serviços, disponível em app.servidor.rs.gov.br.
O pico de usuários mensais também alcançou novo patamar, com crescimento de 29%. Resultado de uma crescente gradual ao longo do ano, em dezembro o app atingiu 55 mil usuários ativos (que utilizaram ao menos uma vez o app durante o mês). Em 2024, esse número vinha em franca expansão até atingir 42 mil em abril, mas decaiu durante as enchentes devido à saída do ar nos meses de maio e junho.
Outra curiosidade é que, em março de 2025, a quantidade de servidores inativos passou a superar o de ativos no uso do aplicativo. As mulheres seguem liderando a adesão, representando cerca de 65% dos usuários. A maior parte dos servidores que utiliza o aplicativo tem mais de 50 anos.
O aplicativo “Servidor RS” conquistou em novembro de 2025 o Prêmio Espírito Público, uma das distinções mais importantes dirigidas ao setor público brasileiro. A solução tecnológica desenvolvida pelo governo do Estado, por meio do Tesouro e da Procergs, concorreu na categoria Gestão e Transformação Digital e foi reconhecida pela votação do júri popular. No total, a disputa somou 43 mil votos em todas as áreas.
“O prêmio mostra o reconhecimento do trabalho prestado pelo Tesouro do Estado em parceira com a Procergs”, destaca o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Jacó Braatz. “Uma ferramenta desenvolvida de servidores para servidores, com o objetivo de que os servidores públicos pudessem acessar, de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis, evitando deslocamentos desnecessários.”
Serviços oferecidos
– Contracheque.
– Comprovante de rendimentos (IRPF).
– Consignações (consulta, margem consignável e bloqueio/desbloqueio).
– Histórico funcional (atributos e publicações).
– Férias (consulta e solicitação).
– Frequências e afastamentos (consulta e solicitação).
– Licença-prêmio.
– Saúde e bem-estar.
– EGOV – Capacitações.
– Dependente previdenciário.
– Teletrabalho.
– Simulação de tempo de aposentadoria.
– Recadastramento de inativos e pensionistas.
– Indenização de férias e LP.
– Verificação de Autenticidade (Contracheque e Qualificações).
– Solicitação de Serviços (Formulários).
– Requisição de pequeno valor.
(Marcello Campos)