Domingo, 18 de janeiro de 2026

Após ameaças de Trump, países da Europa anunciam reforço da segurança no Ártico em apoio à Groenlândia

Países da Europa anunciaram neste domingo (18) que fortalecerão a segurança no Ártico em apoio à Groenlândia, diante das ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a ilha.

Em um comunicado conjunto, Dinamarca, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda disseram que seguem comprometidos com a defesa da Groenlândia, ilha semiautônoma pertencente à Dinamarca.

“Como membros da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], estamos empenhados em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse transatlântico comum”, disse o comunicado.

O governo da Groenlândia agradeceu às nações europeias por manterem seu apoio à ilha ártica.

França, Alemanha, Reino Unido e outros países europeus já enviaram grupos de militares à Groenlândia a pedido da Dinamarca, o que levou Trump a ameaçar impor tarifas comerciais a oito aliados europeus até que os EUA sejam autorizados a comprar a ilha.

No sábado (17), líderes europeus alertaram para uma “perigosa espiral descendente” devido à ameaça de tarifas de Trump, prometendo manter seu apoio à Groenlândia e à soberania da Dinamarca.

“Vivemos tempos extraordinários que exigem não apenas decência, mas também muita coragem”, disse a ministra da Groenlândia, Naaja Nathanielsen, responsável pelos setores de negócios, energia e minerais da ilha, em um comunicado.

“O que nossos países têm em comum é que todos concordamos que o papel da Otan no Ártico deve ser fortalecido, e estou ansioso para discutir como isso será feito”, disse o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lökke Rasmussen, em um comunicado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Senado italiano aprova lei que tira o reconhecimento da cidadania dos consulados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play