Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de maio de 2025
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participa de uma série de debates na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em Brasília, até quarta-feira (14). Na pauta, o projeto de lei complementar nº 108/2024, que define as regras do Comitê Gestor da Reforma Tributária. O chefe do Executivo da capital gaúcha emendará a viagem de trabalho com quatro dias de férias, da quinta (15) até o domingo (18);
Ele representa a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), da qual é vice-presidente, e já está na capital federal, onde se encontra na manhã desta segunda (12) com outros integrantes da entidade. Em seguida, terá reunião com os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Rogério Marinho (PL-RN). Na terça (13), conversará com Luis Carlos Heinze (PP-RS), antes de audiência sobre a composição do Comitê Gestor do Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) na CCJ do Senado.
O encontro também terá participação de integrantes do Ministério da Fazenda e membros da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). “Outras audiências podem ser incluídas na agenda em Brasília, a depender de confirmação”, acrescenta um informe publicado no site prefeitura.poa.br.
Férias
Após os compromissos em Brasília, Sebastião Melo estará de férias por quatro dias em sua cidade natal, Piracanjuba (GO), onde vivem sua mãe e outros familiares. A viagem estava marcada originalmente para a semana anterior, mas acabou adiada devido a compromissos relacionados aos impactos da forte chuva que atingiu Porto Alegre na sexta-feira (9).
Com o período de descanso, o comando do Executivo municipal será exercido interinamente pela vice-prefeita Betina Worm. O titular tem retorno previsto para a noite de domingo, quando já reassume suas funções.
Confirmações
Na quinta-feira passada (8), Melo e Betina confirmaram a permanência de coronel Evaldo Rodrigues Junior como titular da Defesa Civil Municipal, agora no cargo de secretário executivo. Ele está à frente da pasta desde junho de 2019. Já Hélio de Almeida Oliveira, que atuava como diretor institucional na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), assumiu como novo diretor-geral do órgão humanitário.
Na Secretaria Municipal de Saúde, a farmacêutica Jaqueline Cesar Rocha será nomeada secretária adjunta. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela possui doutorado em Biologia Celular e Molecular pela instituição e ampla experiência na gestão de serviços públicos de saúde.
O currículo inclui a coordenação de unidades de pronto atendimento e trabalhos nas áreas administrativa e assistencial de farmácias comerciais e hospitalares. Também desenvolveu pesquisas na área acadêmico-científica.
A Secretaria da Saúde de Porto Alegre conta com dois secretários adjuntos. Além de Jaqueline Rocha, permanece no cargo o procurador municipal César Emílio Sulzbach, servidor de carreira desde 1992.
(Marcello Campos)