Sábado, 06 de dezembro de 2025

Após derrubar o Roblox, Rússia bloqueia FaceTime, da Apple, e Snapchat em ofensiva contra plataformas

A Rússia bloqueou o acesso ao aplicativo de videochamadas FaceTime, da Apple, e à rede social Snapchat como parte de uma repressão contra plataformas estrangeiras que, segundo autoridades locais, estariam sendo usadas para atividades criminosas.

As medidas foram tomadas pela Roskomnadzor, agência reguladora de comunicações da Rússia, um dia após o país derrubar a plataforma de jogos americana Roblox sob a alegação de que ela distribui material extremista e “propaganda LGBT”.

Sobre o FaceTime, o órgão afirmou sem apresentar provas que o aplicativo da Apple contribui para ataques terroristas na Rússia.

“De acordo com as autoridades policiais, o FaceTime está sendo usado para organizar e realizar ataques terroristas no país, recrutar perpetradores e cometer fraudes e outros crimes contra cidadãos russos”, disse a Roskomnadzor.

O bloqueio do Snapchat foi confirmado pela agência de notícias estatal russa RIA, com base em informações do órgão regulador do país, que também citou o suposto uso da plataforma para “organizar e realizar ataques terroristas”.

Moradores de Moscou que tentaram usar o aplicativo disseram que ele apresentou a mensagem de erro “Usuário indisponível”. Uma outra moradora disse que uma amiga com quem ela tentou entrar em contato viu a chamada recebida, mas não conseguiu se conectar.

Críticos afirmam que as restrições equivalem a censura e a um aperto do controle estatal sobre as comunicações privadas.

A Rússia alega que se tratam de medidas legítimas de aplicação da lei. Autoridades do país lançaram este ano um aplicativo rival, apoiado pelo Estado, chamado MAX. Segundo críticos, ele poderia ser usado para vigilância, alegações que a mídia estatal desmentiu como falsas.

Censura

Nos últimos meses, a Roskomnadzor intensificou as medidas para bloquear o acesso a plataformas de mídia e tecnologia ocidentais que hospedam conteúdo que viola as leis russas.

Em agosto, a Rússia começou a limitar algumas chamadas no WhatsApp e no Telegram, acusando-os de se recusarem a compartilhar informações com a polícia em casos de fraude e terrorismo. Na semana passada, a Roskomnadzor ameaçou bloquear o WhatsApp completamente.

Assédio sexual

Em um comunicado divulgado pelas agências de notícias russas, o regulador de comunicações Roskomnadzor acusou o Roblox de hospedar “conteúdo inadequado que pode afetar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral das crianças”.

“Os menores no jogo são submetidos a assédio sexual, enganados para fornecer fotos íntimas e incitados a cometer atos depravados e de violência”, afirmou o órgão.

A plataforma conta com cerca de 100 milhões de usuários diários, dos quais aproximadamente 40% são menores de 13 anos, de acordo com dados da empresa para 2024.

Países como Catar, Iraque e Turquia também proibiram seu uso, sobretudo por preocupações com a segurança dos usuários menores. Os estados americanos do Texas e da Louisiana processaram o aplicativo pelo mesmo motivo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Especialistas da ONU expressam preocupação com tensão entre Estados Unidos e Venezuela
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play