Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Após indicações do Globo de Ouro, “O Agente Secreto” está na lista de pré-indicados ao Oscar

O Brasil ficou um pouco mais perto de voltar a ser indicado ao Oscar de melhor filme internacional. “O agente secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como um dos 15 filmes pré-indicados na categoria. O filme também está pré-selecionado na lista de melhor elenco.

Estrelado por Wagner Moura, o longa rodado no Recife está na disputa com alguns dos principais destaques da temporada, como “Valor sentimental”, “Foi apenas um acidente”, “A única saída”, “Sirât”, “A voz de Hind Rajab”.

Além de melhor filme internacional, a Academia anunciou os pré-indicados em outras 11 categorias. E “O agente secreto” não é o único nome brasileiro na lista. “Apocalipse nos trópicos”, de Petra Costa, está entre os pré-finalistas na disputa de melhor documentário. O paulista Adolpho Veloso também está na shortlist de melhor direção de fotografia pelo trabalho em “Sonhos de trem”. Além deles, o curta “Amarela” também está pré-selecionado.

O DNA brasileiro também está presente no documentário “Yanuni”, coprodução entre Alemanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Austrália.

Esta é a terceira vez no século que o Brasil entra em lista de pré-indicados ao Oscar na categoria de filmes internacionais. “O ano em que meus pais saíram de férias”, em 2007, e “Ainda estou aqui”, no ano passado, foram as outras produções nacionais a alcançarem a marca.

Se “O agente secreto” foi indicado na categoria de melhor filme internacional, o Brasil voltará a ter filmes nomeados em dois anos seguidos pela primeira vez desde que “O que é isso, companheiro?” e “Central do Brasil” obtiveram indicações seguidas em 1998 e 1999.

No início do mês, a produção brasileira já havia conquistado três indicações ao Globo de Ouro. O longa concorre nas categorias de melhor filme de língua não inglesa, melhor filme de drama e melhor ator em filme de drama, com Wagner Moura.

O Globo de Ouro, que acontecerá no dia 11 de janeiro, é um dos principais termômetros da indústria cinematográfica para o Oscar. No ano passado, Fernanda Torres foi premiada com a estatueta de melhor atriz em filme de drama por “Ainda estou aqui”, impulsionando uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

A produção brasileira vem consolidando o seu reconhecimento internacional. Recentemente, levou o prêmio de filme em língua não inglesa do Los Angeles Critics Association Awards e também foi indicado para o Critics Choice e o Spirit Awards. (Com informações do jornal O Globo e de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Saiba por que Xuxa e a família Senna recusaram participar de documentário com Adriane Galisteu
Doenças neurológicas desafiam a maioria dos países, diz a Organização Mundial da Saúde
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play