Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de outubro de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (28) que acompanha “com atenção” a operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro. Ele reafirmou que a Casa tem o compromisso de avançar com projetos sobre segurança pública.
“Acompanho com atenção a operação contra o crime organizado no Rio de Janeiro. Reafirmamos nosso compromisso com os projetos de segurança pública e de combate à violência — uma das maiores preocupações da população brasileira”, disse no X (antigo Twitter).
Pelo menos 64 pessoas morreram – 4 delas policiais – e 81 foram presas nesta terça-feira em uma megaoperação contra o CV (Comando Vermelho) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Esta é a operação mais letal da história do Estado, segundo números confirmados pelo Palácio Guanabara.
Como tudo começou
Trata-se de mais uma etapa da Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo do estado de combate ao avanço do CV por territórios fluminenses.
Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do RJ saíram para cumprir 100 mandados de prisão. Na chegada das equipes, ainda no fim da madrugada, traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas. Um vídeo (veja acima) mostra quase 200 disparos em 1 minuto, em meio a colunas de fumaça.
A Polícia Civil afirmou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones. Outros fugiram em fila indiana pela parte alta da comunidade, em uma cena semelhante à disparada de bandidos em 2010, quando da ocupação do Alemão.