Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Após roubalheira no INSS, Lula sanciona lei que proíbe descontos em aposentadorias e pensões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que proíbe descontos de mensalidades associativas nos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A nova legislação determina ainda a busca ativa a beneficiários lesados por descontos indevidos em aposentadorias e pensões e prevê o seu ressarcimento.

A mudança, promovida na Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), veda o desconto mesmo com a autorização expressa do beneficiário, atribuindo a obrigação de ressarcimento de desconto indevido a associação ou instituição financeira em até 30 dias. A exceção é para autorização prévia, pessoal e específica, com autenticação por biometria, com reconhecimento facial ou impressão digital e assinatura eletrônica.

A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) e também disciplina o sequestro de bens de pessoas investigadas ou acusadas pelos crimes relativos ao descontos indevidos nos benefícios do INSS.

O debate que resultou na mudança na legislação iniciou após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrarem a Operação Sem Desconto, em abril de 2025. A investigação tornou pública a existência de um esquema que lesou milhões de beneficiários do INSS em todo o Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Protesto inusitado chama a atenção para buracos e vazamento de água em Viamão
Bolsonaro passa por exames na cabeça; saiba para que serve cada um
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play