Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Após três anos como secretário estadual, Ernani Polo reassume mandato na Assembleia Legislativa do RS

Após se despedir da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sede), sob seu comando desde fevereiro de 2023, o deputado estadual Ernani Polo (PP) reassumiu seu mandato – o quinto consecutivo – na Assembleia Legislativa gaúcha. Ele deve agora se dedicar a pré-candidatura ao governo do Estado.

Ele estava no primeiro escalão do governo de Eduardo Leite desde fevereiro de 2023, então licenciado do Parlamento gaúcho para substituir Joel Maraschin no comando da Sede. Naquela ocasião, ele reforçou que a pasta tem entre suas principais características a integração com outros órgãos do Executivo e prometeu uma gestão marcada pelo diálogo, conforme noticiou “O Sul” na época:

“Tenho certeza que continuaremos, sob minha gestão, colhendo frutos do trabalho que foi semeado pelo secretário Joel. Estou muito feliz de estar aqui e vamos trabalhar de maneira transversal com todas as secretarias para cumprir essa missão e aprofundar as políticas de desenvolvimento econômico no Estado. Sempre há espaço para melhorar e vamos fazer isso de maneira conjunta”.

Despedida

Ao se despedir da Secretaria, na segunda-feira (12), o agora novamente parlamentar fez uma prestação de contas de seu trabalho à frente do cargo que acabara de deixar. Ele frisou, em discurso no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini:

“Agradeço aos colegas de bancada pela indicação, pelo apoio permanente e pela confiança. Foi uma honra ter recebido essa oportunidade de servir o Rio Grande do Sul como secretário de Desenvolvimento Econômico. Com muito trabalho, dedicação e espírito de colaboração, conseguimos avançar na atração de investimentos e contribuir de forma concreta para a geração de empregos e renda no nosso Estado. Levo comigo profunda gratidão, respeito e o compromisso de seguir trabalhando pelo desenvolvimento do Rio Grande.”, disse o parlamentar.

Perfil

Deputado estadual em quinto mandato, Ernani Polo completará 52 anos no dia 26 de fevereiro. É natural de Ijuí (Região Noroeste do Estado) e criado no município vizinho de Santo Augusto. Filho de Alvorindo e Iracer, aprendeu com o pai as lidas do campo na pequena propriedade rural da família, ao lado dos irmãos Ângela, Andréia e Flávio.

Posteriormente, tornou-se técnico em contabilidade e se formou em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Casado com Alessandra Polo, é pai de Maria Eduarda e Eduardo.

O pai dele foi prefeito de Santo Augusto duas vezes e a mãe, vice-prefeita. Em 2000, Ernani foi eleito vereador e chegou a assumir interinamente como prefeito. Em 2002, foi vice-presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs).

Em 2010, disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, obtendo 38.767 votos. Ficou na suplência mas assumiu a cadeira em dezembro do ano seguinte.

Durante o primeiro mandato, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, coordenou as Frentes Parlamentares em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia e também das Pessoas com Deficiência, além de ter criado e presidido a CPI da Telefonia. No ano seguinte, foi escolhido como secretário-geral do partido no Estado.

Foi reeleito em 2014 com 57.427 votos, sendo o décimo mais bem colocado. Nesse mandato, presidiu a Comissão de Ética e integrou as Comissões de Agricultura, Educação, Cultura Ciência e Tecnologia. Foi também membro da comissão sobre dívidas dos Estados com a União e presidiu a Comissão Especial sobre telefonia da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale).

No ano seguinte, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação no governo de José Ivo Sartori (MDB). Em 2017 foi escolhido presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) e, conforme relembrado nesta reportagem, foi escolhido em 2023 para a pasta do Desenvolvimento Econômico. Antes, como parlamentar, presidiu em 2020 a Assembleia Legislativa, no auge da pandemia do coronavírus. Foi reeleito para a Assembleia em 2002, com 67.515 votos.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Tour Gastronômico VIAVIDA completa 10 anos com edição solidária no Cais Embarcadero
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play