Domingo, 05 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de outubro de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu o técnico Ramon Menezes da Seleção Brasileira Sub-20, um dia depois de o Brasil ser eliminado na primeira fase do Mundial da categoria. Foram duas derrotas e um empate no torneio, deixando a Seleção na lanterna do grupo.
Pentacampeã do Mundial Sub-20, a Seleção termina com a pior campanha da história amarelinha no campeonato. Neste sábado (4), o Brasil perdeu por 1 a 0 para a Espanha. Precisava vencer para avançar às oitavas, já que antes havia sido derrotado por Marrocos e empatado com o México. O Brasil encerrou o torneio no Chile com somente um ponto.
Marrocos e México se classificaram diretamente para as oitavas de final, enquanto a Espanha pode avançar como um dos melhores terceiros colocados. O gol da Espanha foi marcado Iker Bravo, atacante que joga pela Udinese, aos dois minutos do segundo tempo.
Em entrevista logo após a partida, Ramon Menezes demonstrou a tristeza pelo resultado, mas disse que é preciso entender o contexto que levou o Brasil à eliminação. A principal queixa do ex-meia foi a falta de tempo para treinar o time.
“Todos nós estamos muito tristes, até difícil falar num momento como esse. Em todas as competições que estivemos à frente foi a primeira vez que saímos na primeira fase. Torcedor fica triste e chateado, mas não entende todo o contexto, toda nossa dificuldade”, lamentou Ramon.
“Pouco tempo para se trabalhar, para treinar, senão nem esses atletas teriam sido liberados. Nos apresentamos dia 22 para jogar dia 28. Tem atleta que se fizermos o levantamento da última vez que jogaram 90 minutos, vai ver uma minutagem muito baixa. Corremos risco”, continuou o treinador.
Sob comando da Seleção Sub-20, o técnico Ramon Menezes acumula decepções, como a eliminação no Pré-Olímpico que tirou o Brasil, então bicampeão, dos Jogos Olímpicos de Paris.
Ramon tem 53 anos e estava desde março de 2022 no comando da Seleção Sub-20. Neste período comandou interinamente a Seleção principal depois da saída de Tite e antes da chegada de Fernando Diniz. Foram três partidas sob o comando de Ramon, com duas derrotas – Marrocos e Senegal – e uma vitória, diante da Guiné.
Veja o comunicado da CBF:
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que Ramon Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira masculina Sub-20. A decisão foi tomada após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui.
A CBF agradece a dedicação e o profissionalismo demonstrados por Ramon ao longo de sua trajetória à frente desta e de outras equipes que ele comandou no período na entidade, inclusive a Seleção masculina principal.
Desejamos sucesso a Ramon em seus próximos desafios profissionais e reforçamos o reconhecimento pelo empenho e pela entrega demonstrados em todas as competições disputadas.”