Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Aprovadas as diretrizes para o Corredor Verde no Centro Histórico de Porto Alegre

A Smamus (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade) aprovou as diretrizes para a requalificação viária do Corredor Verde, que conecta o Largo dos Açorianos à Praça Brigadeiro Sampaio, abrangendo as ruas Washington Luiz e General Salustiano, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O conjunto de diretrizes abrange aspectos ambientais, urbanísticos e sociais para a transformação do eixo viário de 1,4 quilômetro. As orientações incluem a priorização de pedestres e mobilidade ativa, com alargamento de passeios, integração de ciclovias, moderação do tráfego, e inclusão de espaços de permanência e mobiliário urbano qualificado, além da integração com o patrimônio histórico, como a Usina do Gasômetro. O projeto busca criar um espaço público inclusivo, com ativação cultural em pontos estratégicos.

Na questão ambiental, as diretrizes priorizam o conceito de boulevard, com vias arborizadas e a criação de corredores de vegetação, promovendo conectividade ecológica e melhoria do microclima. O projeto deve considerar o inventário arbóreo da região e priorizar espécies nativas. Também há orientações para as dimensões dos canteiros, garantindo áreas permeáveis adequadas para o crescimento dos vegetais.

“O projeto Corredor Verde representa a transformação da área em um corredor urbano ativo e multifuncional, com as ações planejadas para qualificar o espaço público, fortalecer o desenvolvimento local e aprimorar a conexão entre áreas de lazer e culturais da região central da nossa cidade”, reforça o titular da Smamus, Germano Bremm.

“Esse é um passo fundamental para o futuro do Centro Histórico. Mais do que uma reforma, o Corredor Verde é a prova de que estamos utilizando o urbanismo como uma ferramenta para transformar a cidade. Um exemplo perfeito do nosso compromisso em revitalizar a região central de Porto Alegre”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer.

Projetos

As diretrizes estabelecidas pela Smamus têm como objetivo orientar a elaboração dos projetos complementares, de acordo com o termo de cooperação com a incorporadora ABF Developments, que englobam a compatibilização de infraestruturas como redes de saneamento, abastecimento de água e fiação subterrânea.

Os projetos detalhados devem ser desenvolvidos ao longo dos próximos seis meses. Após essa fase, os documentos serão submetidos à aprovação da Smamus. O início das obras tem previsão para o final do primeiro semestre de 2026.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Volante volta a treinar com o Inter e pode ser opção contra o Mirassol no Brasileirão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play