Domingo, 02 de novembro de 2025

Apuração indica segundo turno nas eleições presidenciais do Equador

Os resultados preliminares da apuração no Equador indicam um segundo turno na eleição presidencial no país. Por volta de 22h30 do horário de Brasília e com cerca de 30% das urnas apuradas, a candidata Luisa González aparecia à frente, com 33,2% dos votos. Daniel Noboa vem na sequência, com 24,4%.

Christian Zurita, que substitui o candidato assassinado Fernando Villavicencio, aparecia em terceiro, com 16,09%.

No Equador, o segundo turno ocorre quando nenhum candidato alcança 40% dos votos e 10% a mais do que o segundo colocado. Um eventual segundo turno presidencial está marcado para 15 de outubro.

Oito chapas foram inscritas para a disputa para presidente e vice-presidente.

A campanha eleitoral foi marcada pelo assassinato de Fernando Villavicencio, um dos postulantes ao cargo mais alto do Executivo.

Luisa González

Luisa Magdalena González Alcívar é advogada especializada em economia internacional e desenvolvimento. Se formou na Universidade Internacional do Equador, e é mestre em Alta Direção pelo Instituto de Estudos Nacionais Superiores e em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade Complutense de Madri.

Ela é uma ex-deputada até então pouco conhecida, sendo contra o aborto, inclusive em casos de estupro.

Foi ministra do Trabalho e do Turismo, secretária-nacional do Parlamento Andino, secretária-nacional de Administração Pública e vice-ministra da Gestão do Turismo do Ministério do Turismo.

É apoiada pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa — que agora vive exilado em Bruxelas, depois de ter sido condenado por corrupção –, tendo sido secretária-geral da Presidência da República durante seu mandato. Também coordenou a agenda estratégica presidencial de Correa.

González também foi cônsul geral e vice-cônsul do Equador em Madri e cônsul geral em Alicante, ambas cidades na Espanha.

Veja um breve perfil dos três primeiros colocados:

Daniel Noboa

Daniel Roy-Gilchrist Noboa Azin nasceu em 30 de novembro de 1987, na cidade de Guayaquil. É filho do empresário e ex-candidato à Presidência da República Álvaro Noboa Pontón e de Annabella Azin, doutora em medicina.

É ex-deputado, tendo presidido a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Produtivo e Projetos de Microempresa. Foi eleito para o cargo legislativo como representante da província de Santa Elena.

Noboa é formado em Administração de Empresas pela Stern School of Business, da Universidade de Nova York. Tem mestrados em Administração Pública e de Empresas, pela Kellogg School of Management; de Comunicação Política e Governança Estratégica, pela Universidade George Washingon, e um terceiro na Universidade de Harvard.

Christian Zurita

Christian Zurita é jornalista, tem 53 anos e nasceu em Quito, capital do Equador. Segundo perfil divulgado pelo partido Construye, trabalhou como jornalista investigativo, se especializando em questões de corrupção, crime organizado e narcotráfico.

Entrou como candidato a Presidência ocupando a vaga de Fernando Villavicencio, que foi assassinado, a quem chamou de “amigo” e dividiu redações jornalísticas.

Além disso, por 30 anos trabalhou em diferentes meios de comunicação, como Revista Vistazo, Teleamazonas, Diario Expreso e El Universo. Fundou também os sites MilHojas.is e PeriodismodeInvestigación.com.

Neste último, em seu perfil, Zurita se define: “Jornalista indignado. Não há poder que não enfrente, nem questões que lhe sejam estranhas. Inimigo persistente das tiranias, crítico do jornalismo populista. Esquerdista redimido”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Maioria do Supremo invalida regra que impede atuação de juízes em processos sem participação direta de escritórios de advocacia de parentes
Dois ministros do Supremo travam nos bastidores uma disputa para a escolha de novos integrantes do Superior Tribunal de Justiça
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play