Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de agosto de 2025
Na noite de segunda-feira (25), o Maracanã foi palco de uma goleada histórica e de um feito memorável: Giorgian de Arrascaeta, camisa 10 do Flamengo, tornou-se o maior assistente do Campeonato Brasileiro. Com dois passes decisivos na vitória por 8 a 0 sobre o Vitória, o uruguaio chegou à marca de 78 assistências, superando o lendário Marcelinho Carioca, que acumulava 77.
Além do recorde histórico de assistências, Arrascaeta também alcançou outro marco expressivo: tornou-se o estrangeiro com mais participações diretas em gols pelo Flamengono Brasileirão, somando gols e assistências desde que chegou ao clube em 2019.
Arrascaeta foi fundamental ao servir Samuel Lino e Pedro nos dois primeiros gols da partida, consolidando seu nome como um dos maiores criadores de jogadas do futebol nacional. A atuação coroou uma noite de recordes para o Flamengo, que registrou:
1. Maior goleada da era dos pontos corridos (desde 2003);
2. Maior placar do clube na história do Brasileirão, igualando os 8 a 0 sobre o Fortaleza em 1981;
3. Quarto maior resultado da competição, empatado com outros quatro jogos históricos.
Até a partida desta segunda-feira, a maior goleada de um time no Brasileiro de pontos corridos havia sido 7 a 0 em três ocasiões: São Paulo 7 x 0 Paysandu (2004), Goiás 7 x 0 Juventude (2003) e Bahia 0 x 7 Cruzeiro (2003). Nunca o Brasileirão de 20 times, que iniciou em 2006, havia visto uma goleada tão grande.
Além de Arrascaeta, os gols foram marcados por Pedro (3), Samuel Lino (2), Luiz Araújo, Bruno Henrique e o próprio camisa 10. A vitória consolidou o Flamengo como líder isolado e reacendeu a chama da torcida rubro-negra rumo ao título.
O Rubro-Negro ainda chegou à sexta vitória em sequência com Filipe Luís em todas as competições na temporada, sendo a terceira pelo Brasileirão. Agora, o Flamengo descansa para encarar o Grêmio, também no Maracanã, pela próxima rodada da competição nacional.
Já o Vitória, chegou ao sexto jogo sem vencer na Série A e permanece no Z-4, empatado em 19 pontos com o Vasco, primeiro time fora da zona da degola.
Além da goleada sobre o Vitória, o placar de 8 a 0 já foi registrado em outras quatro ocasiões na história do Campeonato Brasileiro:
1. Fluminense 8 x 0 Fonseca-RJ – em 1960, nas Laranjeiras;
2. Grêmio 8 x 0 Perdigão-SC – em 1967, no Olímpico;
3. Flamengo 8 x 0 Fortaleza – em 1981, no Maracanã;
4. Guarani 8 x 0 River-PI – em 1982, no Brinco de Ouro.
Esses resultados, embora ocorridos em diferentes formatos e eras do Brasileirão, seguem como referência de supremacia técnica e domínio absoluto em campo.